Você já ouviu falar em tubeless? 

O mundo das bikes é rodeado de tecnologia e cada dia mais, produtos inovadores são lançados trazendo inúmeras vantagens aos seus usuários.

Hoje vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do uso deste sistema.

O que é tubeless?

Tubeless é a tecnologia que não utiliza câmaras de ar no pneu da bicicleta. O sistema faz uso de pneus, aros, fita, válvulas e selante especialmente desenvolvidos para tal. O princípio é o mesmo, você infla o pneu da sua bicicleta pela válvula como qualquer outro. A diferença é que não haverá câmara de ar na parte de dentro, mas ao invés, apenas ar e selante. O selante faz com que o ar não escape pelas extremidades do pneu e é o agente reparador dos furos caso aconteçam. 

A preparação envolve a colocação de fita ao redor da parte interna do aro, evitando que o ar escape pelos furos onde são fixados os raios. A válvula, especialmente desenvolvida para tubeless, deve ser posicionada de forma justa. Uma quantidade específica de selante deve ser inserido no pneu, que em seguida será inflado. 

Detalhe do aro tubeless com a válvula especial e fita para vedar os furos de fixação dos raios.
Detalhe do aro tubeless com a válvula especial e fita para vedar os furos de fixação dos raios.

Vantagens 

O uso da tecnologia tubeless traz muitos benefícios. E não é a toa que se tornou tão popular, tanto entre profissionais quanto nos simples amantes do esporte. Mas por que toda esta popularidade? O que este sistema tem a oferecer? Veja agora as vantagens do uso do sistema tubeless.

Peso

Não é novidade que muito se trabalha em redução de peso no Mountain Bike, especialmente no ambiente de competições. Cada grama conta e pode fazer diferença no final. Este é a primeira vantagem do uso da tecnologia tubeless; como o uso da câmara de ar é dispensada, acaba deixando as rodas mais leves. 

Redução de peso da roda tubeless é considerável, principalmente somado à redução de peso de outros componentes da bike. Exemplo na imagem: à esquerda, aro, câmara e pneu. À direita, aro, pneu, selante e válvula.
Redução de peso da roda tubeless é considerável, principalmente somado à redução de peso de outros componentes da bike. Exemplo na imagem: à esquerda, aro, câmara e pneu. À direita, aro, pneu, selante e válvula.

Pressão 

Os pneus tubeless podem ser utilizados com uma pressão menor se comparado ao sistema convencional de pneu com câmara. Isso traz duas principais vantagens: conforto e aderência. Ou seja, você poderá pedalar com o pneu “mais vazio” numa trilha por exemplo, aumentando o seu conforto e fazendo com que o pneu leia o desenho do solo, moldando-se às variações, fazendo com que as garras tenham maior superfície de contato.

O pneu tubeless suporta rodar com uma pressão menor em comparação ao sistema convencional com câmara de ar.
O pneu tubeless suporta rodar com uma pressão menor em comparação ao sistema convencional com câmara de ar.

Flexibilidade

Os pneus tubeless também possuem uma flexibilidade maior. Não somente no sentido de se moldar ao solo sem prejuízo, mas também no sentido de armazenagem. Pelo fato de não possuir “moldura” de arame, pode ser facilmente dobrado sem que o equipamento sofra danos. Assim fica mais fácil levar o seu pneu para lá e para cá, ocupando pouco espaço.

Pneu tubeless é bem maleável e pode ser armazenado de forma compacta.
Pneu tubeless é bem maleável e pode ser armazenado de forma compacta.

Furos

Esta é a maior vantagem da tecnologia tubeless: evitar furos. Quem nunca saiu para um pedal longo e teve que voltar empurrando a bike porque teve um pneu furado?!

Neste caso, à medida que a roda gira o selante passa pelos furos e com pouco contato faz a vedação dos mesmos, impedindo que o pneu continue perdendo pressão. Assim você pode continuar seu pedal tranquilamente, sem ter de desmontar a roda, trocar a câmara ou efetuar um reparo.

A principal vantagem do tubeless é o fato de não ter de se preocupar com furos.
A principal vantagem do tubeless é o fato de não ter de se preocupar com furos.

Agora junte todas as vantagens destacadas acima num ambiente de competições onde o tempo é primordial; certamente o piloto que dispor destas vantagens terá chances maiores de completar uma prova.

Desvantagens

Embora este sistema traga algumas vantagens para o ciclista, também podemos destacar algumas desvantagens. 

A montagem do tubeless é certamente mais trabalhosa do que a montagem de um pneu com câmara. Isso porque todos os itens devem estar corretamente instalados a fim de evitar que o ar escape. A fita que veda os furos dos raios deve estar firme, o pneu deve estar encaixado contra o aro (o que pode não acontecer de primeira), a válvula deve estar bem posicionada e você ainda precisa adicionar o selante. E não pense que você vai fazer toda esta preparação, fechar o pneu, colocar na bike e sair pedalando. É preciso deixar a roda em repouso por alguns minutos a fim de garantir que o agente selante faça o seu trabalho.

Montagem do tubeless pode dar trabalho e sujeira.
Montagem do tubeless pode dar trabalho e sujeira.

Além disso, de tempos em tempos o liquido selante deve ser substituído, pois seca e perde sua ação selante. Então, é um pouco mais de sujeira para novamente colocar tudo no lugar.

Outra desvantagem do tubeless é o preço. Comparado ao uso de câmaras de ar, a preparação/conversão para tubeless tem um custo bem alto. Isso sem considerar que você precisa de aros e pneus específicos para tal. Portanto, o conserto ou troca de uma câmara é muito mais barato do que a utilização de tubeless.

Conclusão

O tubeless certamente veio para ficar. Além de deixar a sua bike mais leve, mais confortável e com pneus mais aderentes, você não precisa se preocupar em sair para um pedal e voltar para casa empurrando a sua bike pois teve um pneu furado. Apesar da conversão dar trabalho, uma certa manutenção e ser razoavelmente mais cara do que o sistema convencional, as vantagens fazem o investimento valer a pena.

Acesse o nosso site e veja diversas opções de pneus tubeless ready, além de selantes!

Veja também nossa publicação “Pedivela uma coroa é bom?” e conheça outras maneiras de reduzir o peso da sua bike. 

Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo!

Se preferir, entre em contato conosco:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta no Youtube

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected] 

Pneu Tubeless é bom? Conheça as vantagens!

2 ideias sobre “Pneu Tubeless é bom? Conheça as vantagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *