Acaba de ser anunciado o lançamento dos novos grupos de componentes Shimano XT e SLX 2020 de 12 velocidades. A marca, renomada no mundo do ciclismo, traz novidades na linha exclusiva para Mountain Bike. A tecnologia apresentada pelos componentes promete oferecer desempenho aos ciclistas de ponta e amadores.

Conheça a seguir as principais características e novidades destes grupos.

Shimano XT e SLX 2020

Os grupos de componentes Shimano SLX e XT são indicados para os ciclistas praticantes do Mountain Bike oferecendo tecnologia de ponta. Seja na corrida ou na prática recreativa certamente são sinônimos de qualidade, durabilidade e desempenho.

O desempenho do seu pedal está diretamente relacionado ao equipamento que você utiliza, portanto, a escolha correta é primordial. Conheça abaixo as principais características dos componentes dos dois grupos e tire suas conclusões.

Pedivela

O pedivela apresenta sistema de encaixe Hollowtech II com eixo do movimento central integrado em ambos XT e SLX. A transmissão pode ser montada na opção 1×12 ou 2×12, oferecendo versatilidade ao ciclista. O perfil das coroas, que são intercambiáveis entre grupos, garante o engajamento da corrente, promovendo um sistema de transmissão suave e silencioso. Veja abaixo as características dos dois grupos em relação ao pedivela:

Opções de comprimento, coroas e peso são as principais diferenças entre os grupos Shimano XT e SLX 2020.
Opções de comprimento, coroas e peso são as principais diferenças entre os grupos Shimano XT e SLX 2020.
Pedivela Shimano XT 2020 {créditos imagem Sterling Lorence Photography/Pink Bike}
Pedivela Shimano XT 2020 {imagem: Sterling Lorence /Pink Bike}

Cassete

Da mesma forma que as coroas, o cassete dos dois grupos possui design que proporciona encaixe e retenção da corrente. Assim, a constância de pedal e por consequêcia o desempenho do ciclista é elevado. Além disso, a tecnologia HYPERGLIDE+ entrega trocas de marchas rápidas e precisas, sem deixar de lado o funcionamento silencioso.

Cassete possui 11 engrenagens de aço e 1 de alumínio.
Cassete possui 11 engrenagens de aço e 1 de alumínio.

A composição em aço e alumínio proporciona durabilidade e menor peso. Veja abaixo as princiais características:

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Corrente

A nova corrente foi redesenhada com a placa interna estendida para melhoria no engate e retenção. Os roletes das chapas de elo são cromados para uma maior durabilidade.

A corrente é a mesa para ambos os grupos.
A corrente é a mesa para ambos os grupos.
Corrente é desenvolvida para promover maior retenção  combinação com o perfil dos dentes da coroa.
Corrente é desenvolvida para promover maior retenção em combinação com o perfil dos dentes da coroa.

Câmbios

Os dois grupos apresentam opções de câmbio para transmissão de 1×12 ou 2×12. Contam com a tecnologia SHADOW RD+ que deixa o cage (braço) mais firme, otimizando a establidade da corrente nas trocas de marcha. Este sistema faz com que as trepidações do percurso não afetem o desempenho da pedalada.

O resultado desta combinação é mais performance, sem abrir mão de suavidade e silêncio, deixando seu pedal mais prazeroso.

Os câmbios dianteiros ainda possuem três opções de montagem, conforme demonstrado no quadro abaixo:

Diferença de peso é evidente também nos câmbios.
Diferença de peso é evidente também nos câmbios.

 

Câmbio conta com tecnologia de controle de estabilidade no cage, promovendo trocas mais precisas e silenciosas {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}
Câmbio conta com tecnologia de controle de estabilidade no cage, promovendo trocas mais precisas e silenciosas {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}

Trocadores

Com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores integram-se à alavanca de freio com harmonia. O componente ainda oferece ajustabilidade às preferências do ciclista.

A tecnologia TWO-WAY RELEASE permite realizar trocas em ambos os sentidos do gatilho, puxando ou pressionando. O modelo XT possui pontos de borracha que oferecem mais aderência aos gatilhos.

Trocador do grupo XT possui pads de aderência no gatilho {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}
Trocador do grupo XT possui pads de aderência no gatilho {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}

Outra característica da adaptabilidade é a tecnologia MULTI-RELEASE que possibilita passar mais de uma marcha sem precisar retornar o gatilho. Para cada passada há um “click” facilitando a identificação.

Mais um destaque dos grupos é que o trocador esquerdo (câmbio dianteiro) possui apenas um gatilho, oferecendo precisão, reduzindo o peso do componente.

O ciclista pode optar em adquirir a versão com ou sem abraçadeira. Veja o resumo das caracteríticas:

Detalhes como pad aderente no gatilho do trocador XT diferenciam os grupos.
Detalhes como pad aderente no gatilho do trocador XT diferenciam os grupos.

Freios

As pinças de freios do XT e SLX 2020 estão disponíveis em versões com 2 pistões para XC e 4 pistões para Trail/Enduro.  Assim, há redução de peso, ainda com poder de frenagem para a versão XC e maior poder de impacto de frenagem para a versão trail.

As pastilhas de resina ou metal dos modelos anteriores são totalmente compatíveis no caso da versão XC. Já na versão trail, o projeto é novo, baseado no grupo XTR, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas sejam de resina ou metal.

Os manetes de freio funcionam com ambas as versões de pistões, não sendo necessário adquirir manetes específicos para cada sistema. A adaptabilidade também está presente com regulagens de posição de alcance e curso. Veja o quadro:

Compatibilidade dos componentes do freio com versões anteriores oferece facilidade ao consumidor.
Compatibilidade dos componentes do freio com versões anteriores oferece facilidade ao consumidor.
Alto poder de frenagem é garantido pelas pinças, que possuem aletas para maximizar o resfriamento {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}
Alto poder de frenagem é garantido pelas pinças, que possuem aletas para maximizar o resfriamento {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}

Rotores

Os rotores possuem tecnologia projetada para maximizar o resfriamento, deixando a frenagem mais precisa e confiável. Esta característica também oferece maior durabilidade ao sistema. A estrutura possui aletas centrais que permitem dissipar o calor.

Diferença de peso é evidente entre os grupos.
Diferença de peso é evidente entre os grupos.

Rodas

No caso do grupo Shimano XT 2020, são oferecidas rodas completas 27.5”  ou 29” para XC ou Trail/Enduro. Os aros são totalmente fechados de 24mm prontos para conversão tubeless e aceitam pneus com até 2.35” de largura.

Com 28 raios duplos perfilados de raiação direta garantem uma harmoniosa combinação de rigidez e peso (1764g ou 1840g) elevando a performance no ciclista de XC.

Já as rodas para Trail/Enduro, oferecem 30mm de largura interna, própria para pneus até 2.6”. Os cubos traseiros apresentam eixo de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios. Assim como a versão XC, a roda trail é tubeless ready, e oferece ao ciclista alta resistência. O peso gira em torno de 1932g.

Ambos os modelos possuem eixos E-THRU sendo de 15mm de largura o dianteiro e 12mm o traseiro, o que dá mais rigidez para a roda.

Aros são tubeless ready e oferecem resistência sem deixar de lado o peso {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}
Aros são tubeless ready e oferecem resistência sem deixar de lado o peso {imagem: Sterling Lorence/ Pink Bike}

Cubos

Diferente dos cubos XT que referem-se às rodas mencionadas acima, o grupo SLX oferece o componente avulso.

As larguras disponíves são 100 e 142mm, 110 e 148mm ou 157mm. Os pesos são de 142, 147 e 158g para os dianteiros e 305, 307 e 306g para os traseiros no caso do XT.

O Grupo SLX apresenta as mesmas configurações, com óbvias diferenças no peso dos componentes, sendo 142 ou 147g os dianteiros e 350, 354 ou 359g os traseiros.

Impressões Shimano XT e SLX 2020 – o que esperar na prática

Os dois grupos fazem parte da alta linha de componentes da marca, então já é de se esperar o desempenho notável. A durabilidade e tecnologia investida em ambos é equivalente e as diferenças são sutis. Em funcionamento de forma geral, os dois grupos são bem parecidos e isto é uma boa coisa. O grupo XT se destaca em suavidade e precisão, onde o maior ponto de diferenciação é o peso. Este quesito é extremamente perseguido principalmente por ciclistas de ponta.

A alternativa de ajustabilidade do sistema em diversos componentes permite ao ciclista personalizar a sua forma de pedalar, oferecendo versatilidade para encarar diferentes trajetos. A liberdade destes ajustes deixa a bike cada vez mais “sob medida”.

O escalonamento das engrenagens mudou em relação às versões anteriores, diminuindo o salto entre marchas, tornando-as mais equilibradas. As tecnologias da transmissão de fato entregam um funcionamento mais silencioso e preciso, mantendo a corrente firme.

Os freios possuem alto poder de frenagem e a tecnologia de resfriamento prolonga a vida útil das pastilhas e a durabilidade do sistema em geral.

Conclusão

Os grupos de componentes Shimano XT e SLX 2020 oferecem tecnologia e alto desepmenho para os ciclistas que estão atrás de um bom equipamento. Embora sejam muito parecidos no quesito funcionamento, os grupos se diferem na questão peso e materiais de contrução.

Certamente uma ótima opção para um upgrade na sua bike!

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