Não importa o quanto você tenha investido entre componentes e acessórios, há sempre upgrades interessantes para a sua Mountain Bike. Entre melhorias que aumentam sua performance e conforto há opções bem acessíveis para tornar seu pedal mais prazeroso.

Dando nova função a velhos componentes, utilizando materiais diversos para criar novos acessórios ou optando em comprá-los você deixa sua bike ainda melhor!

Upgrades interessantes para sua Mountain Bike

São incontáveis as opções de acessórios e componentes disponíveis no mercado do Mountain Bike. Alguns, prometem melhorar o seu desempenho, outros cuidar do seu equipamento. Seja qual for o objetivo, melhorias na sua magrela são sempre bem vindas.

Por isso, separamos algumas dicas de upgrades que você mesmo pode fazer em casa, veja a seguir!

Paralama

Com um nome bem sugestivo, este acessório tem a simples tarefa de evitar que a sujeira do percurso seja projetado contra você ou sua bike. Não pense que esta função é superficial, pois essa proteção pode garantir a sua segurança.

Afinal, qualquer distração quando estamos pedalando seja numa trilha ou no meio da cidade pode resultar em um acidente. Um respingo de barro nos seus olhos pode lhe causar a perda de visão por alguns instantes, o suficiente para lhe causar problemas.

Embora pequeno, este modelo oferece proteção e tem fácil instalação.
Embora pequeno, este modelo oferece proteção e tem fácil instalação.

Neste quesito, existem diversos modelos e opções. Alguns maiores e outros mais discretos, de materiais rígidos ou maleáveis. O exemplo acima é o Paralama Mud HUPI Bikes. A melhor notícia é que você pode fabricar o seu utilizando um material maleável e resistente como uma garrafa pet. Basta desenhar um modelo que tenha uma aba e pontos de fixação nas laterais e no topo. Depois, é só recortar, furar e instalar, veja abaixo:

Paralama Instalado.
Paralama Instalado.

Pronto, você tem um acessório de proteção leve, resistente e de fácil instalação.

Protetor de Corrente

Esta proteção não é apenas para garantir a longevidade do seu quadro, mas também da sua audição. Se você está cheio do ruído causado pelo choque entre a corrente e o chainstay, basta utilizar um protetor.

Além de prejudicar a pintura, o atrito causado pela corrente pode danificar a estrutura do seu quadro, principalmente se este for de materiais sensíveis como a fibra de carbono. As opções disponíveis são de fácil manuseio, geralmente fabricados em malha e seu peso é quase insignificante.

O protetor garante a integridade do seu quadro, além de abafar o ruído.
O protetor garante a integridade do seu quadro, além de abafar o ruído.

Alternativamente, você pode utilizar uma velha câmara de ar, envolvendo-a no chainstay e a fixando com abraçadeiras de nylon. Desta forma, você está dando um novo destino a um componente que iria para o lixo e de quebra cuida da sua bike!

Pedais

A mudança de um modelo de pedal pode influenciar no seu desempenho e até lhe deixar mais seguro. No caso do pedal plataforma, a superfície de contato com o seu pé é maior se comparado aos modelos convencionais. Isso te dá mais controle e firmeza em cima da bike.

O pedal plataforma apresenta grande superfície de contato, oferecendo segurança ao ciclista.
O pedal plataforma apresenta grande superfície de contato, oferecendo segurança ao ciclista. {imagem: bikepacking.com}

Exemplos práticos dos benefícios é a rápida reação, lhe possibilitando tirar e colocar os pés em posição rapidamente. Além disso, a sua mobilidade em cima da bike aumenta.

Ainda há outra opção quando falamos de uprades para a sua montain bike no aspecto de pedais: o pedal clip. Diferente do plataforma, sua mobilidade fica reduzida e a possibilidade de resposta rápida é menor. Porém, o fato do seu pé estar preso ao pedal garante a constância do giro e portanto melhora o seu desempenho.

Este é um assunto que vale a pena ver mais a fundo!

Pneus

O pneu é um componente muito importante no seu pedal. A escolha do modelo correto determina sua durabilidade, além de garantir a segurança e o conforto do ciclista. A performance é diretamente relacionada, assim o pneu deve ser adequado ao tipo de percurso.

Qual a melhor opção? Isso vai depender do tipo de pedal que você pratica.

Os pneus 2.0 e inferiores apresentam uma superfície de contato menor com o solo, portanto a aderência de lama por exemplo, tende a ser menor e a rolagem é maior. São opções boas para o cross country.

Pneus 2.0 a 2.3 tendem a ser uma boa opção para a prática de Mountain Bike recreativo ou para os ciclistas que pedalam por estradões. Esta medida intermediária apresenta uma superfície de contato média e demonstra versatilidade em ambientes de estradas e trilhas leves.

Escolha dos pneus é determinante no seu pedal.
Escolha dos pneus é determinante no seu pedal {imagem retirada da internet}

Porém, o desempenho dos pneus não são medidos apenas pela largura, mas também pelo perfil dos seus cravos. Modelos com cravos pequenos e baixos não oferecem grande resistência, portanto apresentam maior rolagem.

Já os pneus com cravos maiores e mais altos oferecem mais aderência em situações de trilha onde a necessidade de tração é maior.

Assim, a escolha do pneu ideal deve levar em consideração principalmente o terreno pelo qual você vai pedalar.

Tubeless

Certamente o tubeless é um dos destaques nos upgrades interessantes para a sua Mountain Bike. A principal vantagem é não se preocupar com furos, porém, outros aspectos positivos podem ser destacados neste tipo de equipamento.

A dinâmica do tubeless é simples: não há uso de câmara de ar, apenas pneu, válvula e selante. Os aros e pneus devem ser específicos para tal, assim, quando um furo ocorrer no pneu, o movimento de giro da roda fará com que o líquido selante passe pelo buraco vedando o mesmo em poucos segundos.

Principal destaque do sistema tubeless é a proteção contra furos.
Principal destaque do sistema tubeless é a proteção contra furos [imagem retirada da internet].

O fato de não utilizar câmara de ar deixa a roda mais leve e principalmente permite a utilização de uma pressão mais baixa sem causar problemas. Desta forma a aderência e o conforto são elevados.  A flexibilidade dos pneus tubeless também é maior se comparada à um pneu convencional, ou seja, a resistência é maior.

Que tal sair para pedalar e não ter de voltar para casa empurrando a bike por conta de um pneu furado?!

Conclusão

São diversas as opções de upgrades para a sua Mountain Bike, independente do nível de tecnlogia que ela apresenta. Muitos destas alternativas são bem acessíveis e podem lhe trazer muitas vantagens.

Entre acessórios que são fabricados à partir de velhos componentes e a compra de novos equipamentos, vale tudo para elevar o seu conforto e segurança.

Gostou da matéria, tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe um comentário, ou se preferir entre em contato conosco:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Upgrades interessantes para sua Mountain Bike

4 ideias sobre “Upgrades interessantes para sua Mountain Bike

    • 4 de setembro de 2019 em 15:36
      Permalink

      Obrigado Paulo

      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta
  • 6 de fevereiro de 2021 em 21:09
    Permalink

    Sou iniciante no pedal, estas dicas valeu muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *