Assim como o seu corpo, sua bicicleta necessita de cuidados especiais para garantir o funcionamento de todos os componentes e prolongar a vida útil dos mesmos. Neste post vamos passar algumas dicas básicas de cuidado e manutenção da sua bike.

Vale lembrar, que estes procedimentos ajudam no cuidado do seu equipamento, mas não substituem as manutenções realizadas por técnicos especializados.

Manutenção é parte primordial para o seu pedal.
Manutenção é parte primordial para o seu pedal.

Para começar falaremos da transmissão.

Manutenção e cuidado básico da Transmissão

A transmissão é uma parte importantíssima da sua bike pois garante que você se movimente de forma efetiva. Uma transmissão desgastada e desregulada influenciará diretamente no seu desempenho, com trocas de marchas que não encaixam perfeitamente, podendo inclusive lhe causar acidentes. 

O desgaste dos componentes é um aspecto natural do equipamento, mas que pode ser atrasado com alguns cuidados básicos, como lubrificação e utilização de marchas

Lubrificação da transmissão

A correta lubrificação dos componentes da transmissão tem influencia direta no seu funcionamento e vida útil, pois minimiza o atrito entre as partes. Os links da corrente precisam estar lubrificados, mas a quantidade de lubrificante também deve ser observada. O indicado é aplicar uma gota por link na parte interna da corrente (parte de baixo) e a periodicidade destas aplicações vai depender principalmente do lubrificante que você utilizar e das condições do seu pedal (tempo seco, molhado, lama, poeira…).

Forma correta de lubrificar a corrente: uma gota por elo na parte interna para que o lubrificante seja distribuído pelos outros componentes da transmissão.
Forma correta de lubrificar a corrente: uma gota por elo na parte interna para que o lubrificante seja distribuído para os outros componentes da transmissão.

Como mencionado, uma gota por link fará o serviço, então descarte aquela ideia de que a corrente deve estar envolta em uma graxa escura  para estar protegida (isto na realidade é prejudicial, pois acumula sujeira e contamina a corrente).

 A aplicação do lubrificante na parte interna da corrente garante que os links recebam uma parcela do material e da mesma forma espalhe para os outros componentes como cassete e coroas. Assim, também recomenda-se que as marchas sejam passadas após a aplicação, para garantir a distribuição sem que haja contaminação de agente externos.

Dica: opte por lubrificantes biodegradáveis. Eles não agridem o meio ambiente e são mais facilmente retirados dos componentes da sua bike, até mesmo na lavação.

Utilização da Transmissão

Outro fator que influencia na vida útil da transmissão é a utilização das marchas. Não há uma regra específica como “você deverá utilizar a menor coroa do pedivela com as cinco primeiras engrenagens do cassete”, mas o que você pode utilizar como base é evitar o atravessamento da corrente. Isto porque quando a corrente fica muito atravessada, força os links fazendo com que o atrito entre estes seja maior. Da mesma forma, os componentes como o câmbio traseiro, podem sofrer quando há alguma trepidação, que por estar muito esticado pode acabar pulando uma marcha ou até enroscando na sua roda.

Note como a corrente está atravessada. Esta é uma situação que deve ser evitada, utilizando outras combinações de marchas possíveis.
Note como a corrente está atravessada. Esta é uma situação que deve ser evitada, utilizando outras combinações de marchas possíveis.

Os cuidados com a transmissão devem ser observados até mesmo quando você não está pedalando. Por isso, procure guardar a sua bike com a posição das marchas sendo a menor coroa do pedivela e a menor engrenagem do cassete. Isto evita que as molas do câmbio fiquem esticadas e percam sua tensão.

Cuidados com os Freios

Atualmente, a grande maioria das Mountain Bikes possuem freios à disco, sendo hidráulicos ou mecânicos (acionamento por cabo). Alguns cuidados básicos podem garantir o funcionamento correto dos componentes. 

Ao aplicar lubrificantes em spray na corrente por exemplo, não espirre a substância em direção aos discos. Isto faz com que eles sejam contaminados, perdendo sua ação de frenagem. Assim, os discos, pastilhas e até o óleo podem ser contaminados prejudicando seu funcionamento.

Esquerda: spray será projetado em direção do disco, podendo contaminá-lo. À Direita, forma correta de aplicação do spray, na parte interna da corrente, fora do caminho de outros componentes.
Esquerda: spray será projetado em direção do disco, podendo contaminá-lo. À direita, forma correta de aplicação do spray, na parte interna da corrente, fora do caminho de outros componentes.

Não utilize suas pastilhas de freio por um tempo maior do que deveria, atente-se ao desgaste das peças para não danificar o restante do seu conjunto de freios.

Ao retirar a sua roda, no caso do freio à disco hidráulico, não pressione os manetes de freio. Isso fará com que as pastilhas se juntem sem retornar e você não conseguirá encaixar a roda novamente sem a ajuda de um técnico. Para evitar esta situação, as bikes comercializadas com este tipo de freio acompanham uma peça de plástico que é encaixada no meio das pastilhas, evitando o problema. 

Detalhe: peça vermelha acompanha bicicletas com freio hidráulico e deve ser instalada entre as pastilhas quando a roda não está instalada.
Detalhe: peça vermelha acompanha bicicletas com freio hidráulico e deve ser instalada entre as pastilhas quando a roda não está instalada.

Suspensão

A manutenção da sua suspensão deve ser realizada por um técnico capacitado. No entanto, você pode observar alguns aspectos para maximizar a vida útil do equipamento.

Mantê-la limpa é muito importante. Você deve limpar as hastes e o local onde elas se movimentam, impedindo o acúmulo de sujeira. Assim, a sujeira que se encontra nas hastes não penetra na parte interna do componente, contaminando-o e danificando sua estrutura.

 

É importante atentar-se ao acúmulo de sujeira em torno das hastes, as quais podem penetrar na parte interna da suspensão, danificando-a.
É importante atentar-se ao acúmulo de sujeira em torno das hastes, as quais podem penetrar na parte interna da suspensão, danificando-a.

Limpeza do equipamento

Pedalar é muito divertido e para que isso ocorra frequentemente, o cuidado que você tem com sua bike é primordial. Remover a sujeira não apenas deixa a sua bike mais limpa, mas também prolonga a vida útil da mesma.

Ao lavar a sua bike, procure não utilizar lavadoras de alta pressão (lava-jatos), pois a pressão pode fazer com que a água penetre em locais que não deveria. Por mais que muitos componentes sejam selados, é preciso tomar este cuidado.  O ideal então é lavar a sua bike com água corrente, da mangueira mesmo. Para ajudar a tirar a sujeira, você pode utilizar sabão neutro, ou produtos próprios para a limpeza de sua bike, a fim de não danificar nenhuma parte. 

Existem produtos próprios para a limpeza da sua bike; biodegradáveis, não agridem ao meio ambiente.
Existem produtos próprios para a limpeza da sua bike; biodegradáveis, não agridem ao meio ambiente.

Remover a sujeira das partes como suspensão e até transmissão impede que as mesmas acumulem e penetrem nos componentes causando danos. Se necessário, utilize uma escova para remover o excesso de lubrificante da sua corrente e transmissão, esponja nos outros componentes mais sensíveis e dê à sua bike o cuidado que ela merece.

Você pode utilizar uma escova de sardas para limpar partes da sua transmissão.,
Você pode utilizar uma escova de sardas para limpar partes da sua transmissão.,

Após a lavação e retirada dos restos do lubrificante da última aplicação, lubrifique sua transmissão novamente repetindo as dicas que demos mais acima.

Para manutenção específica, procure um técnico qualificado para realizar o serviço, para garantir o correto funcionamento do seu equipamento.

Estes são cuidados simples e básicos que você pode ter e que certamente farão a sua bike rodar por muito mais tempo!

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