Seja você iniciante ou não, alguns pontos exigem a sua atenção antes de sair de casa, portanto preparamos esta matéria com 5 cuidados que você deve ter antes de pedalar.

Independente da modalidade que você pratica, alguns detalhes sobre os seus hábitos e o sobre o seu equipamento devem ser observados. Tudo isso para garantir a sua merecida segurança, diversão e extrair o melhor do que a bike tem a lhe oferecer.

Cuidados antes de pedalar

Atualmente, cada vez mais recursos estão disponíveis para o nosso aproveitamento de qualquer atividade e no ciclismo não é diferente. Seja nas peças, equipamentos eletrônicos, ferramentas ou alimentos, a tecnologia avança a cada dia trazendo mais facilidade.

Por outro lado, não devemos esquecer dos aspectos convencionais que envolvem nossa atividade. Neste caso, a simples observação de alguns pontos do seu equipamento podem te livrar de um grande sufoco. Sendo assim, vamos começar pelo básico: a sua bike.

Pedal tranquilo: observar alguns pontos antes de sair pode garantir o seu aproveitamento!
Pedal tranquilo: observar alguns pontos antes de sair pode garantir o seu aproveitamento!

Rodas

Normalmente, este é um dos primeiros pontos que observamos ao sair para pedalar. Mesmo pelo tato já podemos perceber se a pressão dos pneus está adequada. Portanto a primeira dica é verificar a pressão dos pneus, considerando o terreno que você vai percorrer e outras variáveis, como seu peso e o tipo dos pneus que utiliza. Seu estilo de pilotagem também pode influenciar neste quesito.

Existem várias tabelas que procuram por meio de cálculos indicar a pressão ideal para você, porém os resultados podem ser muito genéricos. O ideal é que se observe a indicação mínima e máxima que na maioria das vezes está disposta na lateral do pneu. Assim, você pode experimentar algumas variações considerando o nível de aderência, conforto e segurança para enfim descobrir qual se aplica ao seu tipo de pedal. Lembre-se, não queremos quedas e nem pneus furados!

Conferir a pressão adequada do pneu antes de sair para pedalar garante aderência, conforto e segurança para você.
Conferir a pressão adequada do pneu antes de sair para pedalar garante aderência, conforto e segurança para você.

Ainda falando sobre as rodas, verifique se os seus eixos estão posicionados corretamente. O fechamento das blocagens não requer força absurda, porém não deve estar solta, mas suficientemente firme. Note também a direção em que as pontas permanecem fechadas, a fim de evitar problemas com obstáculos e outros objetos que possam causar perigo.

Vale lembrar dos raios, uma leve verificação com a mão lhe apontará qualquer problema.

Direção e Sustentação – Cockpit

Quando falamos sobre os elementos da direção e sustentação da bike, não somente a manutenção deve estar em dia. Alguns aspectos básicos são muito importantes e devem ser observados, como exemplo, os manetes e manoplas. Estas partes devem estar firmes o suficiente para lhe oferecer segurança.

Alguns ciclistas afrouxam os manetes para evitar quebras durante quedas ou batidas. No entanto, a vibração que atinge todas as partes da bicicleta pode afetar os parafusos que fazem a fixação. Assim, a velocidade e eficiência de resposta no caso de uma freada brusca pode ser comprometida.  O mesmo acontece com as manoplas, que devem lhe proporcionar aderência suficiente. Confirme se os parafusos do avanço, ou mesa, também estão apertados.

Observar se os componentes do cockpit estão firmes o suficiente oferece precisão e controle da bike.
Observar se os componentes do cockpit estão firmes o suficiente oferece precisão e controle da bike (créditos da foto: bikerumor.com)

O selim e canote devem estar firmes e afixados, confira se há movimentação fácil nestes elementos e caso positivo afirme seus suportes. Observe também os seus pedais e pedivela, que devem estar corretamente instalados e afixados.

Freios

Já que no tópico anterior falamos de manetes, não podemos esquecer dos freios! De pouco adianta os elementos que compõe o seu freio estarem firmes se este não funciona. Certifique-se de que o nível de aperto dos seus manetes é suficiente para o controle de frenagem. Por aí, você já consegue ter uma ideia sobre o estado dos seus freios e se reparos são necessários.

Não esqueça dos freios, afinal sua segurança depende deles!
Não esqueça dos freios, afinal sua segurança depende deles!

Também vale dar uma volta teste, sentir o freio ao andar e testar sua aplicabilidade e eficiência. Não esqueça de se atentar à manutenção do equipamento!

Lubrificação

A lubrificação da sua transmissão é de extrema importância para a durabilidade e funcionamento da mesma. Observe a limpeza e a quantidade de lubrificante presente na sua corrente, coroas e engrenagens, bem como câmbio. Lembre-se que o aspecto viscoso de graxa não significa que seus componentes estão funcionando de maneira saudável. O acúmulo de sujeira e contaminantes pode danificar o material do seu componente, portanto procure o manter limpo.

A correta lubrificação é primordial para a durabilidade e funcionamento da transmissão.
A correta lubrificação é primordial para a durabilidade e funcionamento da transmissão.

Considere o terreno e condição climática em que vai pedalar e escolha a melhor opção de lubrificante. Comece pela corrente, mas não exagere na quantidade aplicada, uma gota por elo garante a lubrificação necessária. Após a aplicação, passe as marchas para que o elemento seja distribuído pela transmissão.

Ferramentas e suprimentos

De acordo com o terreno e distância que você vai pedalar, lembre-se de levar consigo ferramentas, peças de reposição e suprimentos. O básico como uma bomba compacta, uma câmara de ar reserva, espátulas de remoção de pneus e canivete de ferramentas podem ser acoplados à bicicleta ou a uma bolsa pequena. Desta forma, você tem o suficiente para realizar algum reparo e chegar em casa.

Canivete de ferramentas pode ser muito útil na realização de um reparo emergencial.
Canivete de ferramentas pode ser muito útil na realização de um reparo emergencial.

Adicionalmente, você pode levar consigo algumas pequenas peças que podem ser bem úteis no meio de uma trilha, como um missing-link, uma gancheira e cabos de aço (freio e marchas). Abraçadeiras de nylon também são uma ótima opção para um reparo emergencial e podem ser aplicados e diversas partes.

Por fim, não esqueça os suprimentos alimentares antes e durante o seu pedal. Esteja bem preparado no que diz respeito à hidratação, beba água antes do pedal e leve uma caramanhola cheia. Se preferir mais armazenagem, uma mochila possibilitará levar todos os itens mencionados acima. Barras de cereal, géis e sais são boas opções para suprir as necessidades energéticas, assim como frutas e outros alimentos leves.

Levar uma mochila lhe possibilita carregar ferramentas, peças e até alimentos.
Levar uma mochila lhe possibilita carregar ferramentas, peças e até alimentos.

Conclusão

Além da manutenção periódica do seu equipamento, vale observar alguns aspectos da sua bike antes de sair de casa. Reunimos estes 5 cuidados para ter antes de pedalar para seu rolê ser aproveitado ao máximo. A verificação das partes da sua bicicleta deve se tornar um hábito, faça uma conferência em “M”, saindo da roda dianteira, indo para o guidão, movimento central, selim e roda traseira. A simples observação de poucos detalhes pode garantir o seu aproveitamento e segurança!

Por fim, não esqueça de alguns pontos extras muito importantes para o seu pedal: diversão e respeito.

Acha que faltou alguma coisa? Acrescente suas ideias e experiências nos comentários, assim, podemos trazer cada vez mais informação relevante para você.

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

5 cuidados para ter antes de pedalar

2 ideias sobre “5 cuidados para ter antes de pedalar

  • 15 de julho de 2019 em 18:02
    Permalink

    Achei muito tops as dicas que vocês deram! Com certeza agora vou saber como cuidar melhor da minha bicicleta. Por favor continuem dando esssas dicas ajuda muito quem está começando igual eu! Muito obrigado!

    Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 15:51
      Permalink

      Obrigado Renan,

      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *