Você sabe como trocar uma corrente de bicicleta ? Assim como todo componente, a sua corrente pode precisar ser substituída. Saber como realizar a troca corretamente é essencial. Confira a matéria que fizemos com dicas para que você possa fazer este processo.

Como trocar uma corrente de bicicleta

É extremamente importante saber como realizar alguns procedimentos na sua bike. Isto pode ser útil não somente numa manutenção preventiva, mas numa situação emergencial. Além da facilidade e praticidade de realizar a troca em casa, saber como fazer o processo correto pode lhe economizar tempo e dinheiro.

Não substituir uma corrente gasta traz prejuízos podendo afetar as outras partes da transmissão como cassete e coroas. Assim, ao invés de investir apenas numa corrente nova, você precisaria substituir todo o sistema.

A saúde de corrente é primordial para o bom funcionamento de toda a transmissão.
A saúde de corrente é primordial para o bom funcionamento de toda a transmissão.

A “saúde” da corrente pode ser verificada com um medidor específico, que baseado no laceio  indica se está na hora de substituí-la. No caso do componente estourar, não instale o mesmo, mas um novo, a fim de evitar danos maiores.

Embora não haja muito segredo, algumas dicas podem facilitar o seu trabalho tornando-o mais eficiente. Descrevemos abaixo alguns passos para que você possa pôr a mão na massa sem medo.

Passos para substituição da corrente de bicicleta

O primeiro passo é deixar a corrente com folga, para facilitar o manuseio independente da remoção ou não da roda traseira. Posicione a corrente na menor engrenagem traseira e dianteira para diminuir a tensão aplicada.

Se a corrente possui um missing link, basta localizar o elo em questão e abri-lo. Com uma alicate fina ou uma ferramenta específica, force as extremidades em direção ao centro do elo. Este movimento deve desencaixar a lateral do elo e a corrente poderá ser removida.

Quick link facilita a troca da corrente de bicicleta.
Quick link facilita a troca da corrente de bicicleta.

Já se a corrente não possui missing link, basta selecionar um elo e com uma chave de corrente extrair o pino que faz a fixação.

Ao adquirir uma nova corrente lembre-se de considerar o número de velocidades da sua transmissão. Isto é muito importante para garantir a compatibilidade com o restante dos componentes.

Instalação

Na hora de instalar o novo componente,  não esqueça do comprimento, o qual pode ser baseado na peça anterior. Outra maneira de acertar no comprimento é instalar a corrente na transmissão e observar a folga na marcha em que o câmbio fica mais esticado (maior engrenagem traseira e dianteira). Após, basta retirar alguns links e observar como fica a corrente. Ela deve permanecer firme de modo a não se chocar com as partes do quadro. Ao mesmo tempo, não deve estar esticada demais, sem possibilitar a movimentação do câmbio traseiro, podendo este quebrar se forçado demais.

O câmbio traseiro não deve estar alongado em excesso, podendo causar danos.
O câmbio traseiro não deve estar alongado em excesso, podendo causar danos.

No caso das bikes full suspension é indicado verificar a tensão da corrente quando a suspensão traseira está na posição de fim de curso. Para isso, você pode tirar o ar de dentro e fazer o teste. Vale lembrar ainda que a corrente tensionada em excesso pode facilmente estourar e até prejudicar os outros componentes.

Depois de realizar estes procedimentos, a corrente deve estar corretamente instalada e pronta para ser utilizada.

A manutenção preventiva é extremamente importante, pois o técnico analisa o desgaste de todos os componentes. Problemas de engajamento da transmissão não são resolvidos apenas com a troca da corrente, que pode ser danificada caso haja negligência.

Conclusão

Realizar procedimentos corretamente é essencial para o funcionamento da sua bike. A corrente tem um papel muito importante na transmissão. Não realizar a troca quando necessário pode além de causar danos ao equipamento, causar acidentes. As dicas que elencamos no texto auxiliam na correta instalação e pode lhe salvar tempo e dinheiro. Assim, sobra mais tempo para aproveitar o seu pedal!

Gostou das dicas? Acha que faltou alguma informação ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Facebook

Instagram

Como trocar uma corrente de bicicleta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *