Itens de Segurança, o que você irá precisar?

Agora que você já sabe qual bicicleta comprar, nós iremos lhe ajudar na escolha dos itens de segurança. Afinal, mountain bike é um esporte que envolve velocidade e destreza e por esse motivo recomendamos sempre utilizar os equipamentos de segurança. Aliás, isso vale para todos os praticantes de MTB, assim como para o esportista de final de semana, que quer apenas passear na ciclovia da sua cidade.

CAPACETE

Existem inúmeras marcas e diferentes ajustes, por isso é importante experimentar o capacete antes de compra-lo. Caso você já seja um biker experiente, poderá sem erro, comprar o capacete online.

O capacete precisa estar bem preso á sua cabeça, sem atrapalhar a sua visão, nem cobrir a parte superior das orelhas e muito menos “sobrar” na sua cabeça. Não deve haver um movimento excessivo se você mover o capacete para frente e para trás. A tira jugular de queixo deve estar bem segura e fixa, e as fitas laterais precisam passar por entre as orelhas, e não cobri-las.

Veja essa matéria específica de como escolher um bom capacete e como ajustá-lo.

 

LUVAS – Eu preciso de luvas?

Depende. Você pode sim andar sem elas. Mas certamente, andando com, elas ajudarão a prevenir não só bolhas e calos, como também protegerão suas mãos de arranhões. Por experiência própria, a primeira coisa a bater no chão durante uma queda é a mão. É Instintivo. Se a mão estiver protegida pela luva, será muito menos provável que acabe se machucando e sangrando.

Você pode optar por modelos sem dedos para o verão, assim como modelos completos, para o inverno, e com grande variedade de características técnicas. Leia mais sobre.

Existem muitas marcas no mercado com diferentes níveis de preenchimento e isolamento. Experimente e certifique-se de que seus dedos encaixam. Não devem se sentir apertados e nem sobra de tecido na palma da sua mão.

 

BERMUDA e BRETELLE DE CICLISMO

Conforto é o que você terá com uma bermuda ou bretelle ideal! Uma bermuda para ciclismo faz a diferença no seu pedal. Cada pessoa tem um formato de corpo diferente, então o que funciona para um, pode não ser o melhor para você.

Com modelagem justa ao corpo, proporciona maior liberdade de movimento. O forro tem a função de proteger a região genital e oferecer maior conforto, afinal o selim da bike pode causa bastante desconforto para quem não está acostumado. Pode ser produzido em diversos materiais, como espuma comum, espuma com diferentes densidades e gel. Temos duas matérias bem interessantes aqui especialmente para você que tem dúvidas sobre o benefício de se andar com uma bermuda ou um bretelle de ciclismo.

Bretelle
Bermuda

 

Veja abaixo 2 matérias interessantes que separamos para você, e qu

Como escolher uma roupa para ciclismo para você 

Bermuda ou Bretelle, qual a melhor opção?

 

CAMISAS DE CICLISMO

Se você acha que camisa de ciclismo é apenas um mero detalhe sem importância para o seu pedal, fique atento às dicas a seguir:

Por causa do suor ou até pela condição climática as camisas de algodão podem ficar frias e úmidas. Uma camisa especifica para ciclismo, não só se ajusta melhor quando você está sentado na bicicleta, como também ajuda a eliminar a umidade do corpo.

O fato de o material ficar colado ao corpo dá muito mais liberdade de movimentos em cima da bike, além dos benefícios aerodinâmicos.

Se você que está começando ou acima do peso e não andar com uma camisa “coladinha” ao corpo, uma opção também é comprar camisas segunda pele ou camisas manga longa com proteção UV. Essas camisas são de poliamida e também deixam o seu corpo seco e um mais confortável do que uma camiseta de algodão.

Um conselho, também,  para quem mora em regiões mais frias – como é o caso do Sul do país – é adquirir uma jaqueta impermeável ou corta vento que protegerá seu corpo do ar frio, provocando danos á saúde.

 

ÓCULOS DE SOL

Não há nada pior do que andar de bicicleta e ter seu olho atingido por uma mosca, poeira, ou algum outro objeto estranho.  É por esse motivo que muitos ciclistas usam óculos.

Leia essa matéria específica que fizemos para você que quer escolher um óculos de ciclismo:

Os óculos possuem diversos modelos de armações e lentes. Muito possuem lentes intercambiáveis, que permitem serem trocadas, e com variações na cor, formatos  e em propriedades anti embaçantes.

Não quer comprar uns óculos específico de ciclismo? Não tem problema, saia pelo menos com seus óculos de sol que já vai ajudar 😊

 

 

MEIAS

Você consegue imaginar como é pedalar com bolhas nos pés ou com os pés gelados de frio?

Esperamos que você nunca tenha passado por isso. Mas caso já tenha passado, a razão provavelmente foram as meias que você utilizou. Elas desempenham um papel importante no conforto do ciclista. Meias especiais para ciclismo auxiliam na ventilação e transpiração, além é claro, de oferecer maciez e proteção.

As mais modernas possuem uma infinidade de estampas e cores vibrantes. Fabricadas com fios importados, materiais como poliéster e poliamida tem baixo poder de absorção do suor e apresentam um poder muito maior de dissipação/evaporação do suor, evitando a retenção deste liquido indesejado. Por isso, as meias produzidas com este material evitam o famoso “chulé”, bolhas, além de não deformarem e secarem muito mais rápido do que meias de algodão, por exemplo.

Indicamos as meias da HUPI por sua qualidade, beleza e preço. Confira essa matéria que fizemos falando apenas das meias HUPI.

 

Ok! Agora você já sabe sobre a bicicleta ideal para você, sobre os itens de segurança e também sobre o vestuário para ciclismo. Sobre a parte teórica, já estamos aptos a sair pedalando.

Mas algumas dicas de quem é bem mais experiente no assunto, sempre ajuda, não é mesmo ? Por isso, no próximo post, iremos dar algumas dicas mais práticas, para você ter um aproveitamento de 100% na sua pedalada.

Itens de segurança Guia do iniciante Parte 2
Tags:                                         

2 ideias sobre “Itens de segurança Guia do iniciante Parte 2

  • 29 de agosto de 2018 em 08:35
    Permalink

    Bom dia !
    Eu preciso de grau no óculos e não encontro armação que consiga colocar uma lente com grau pois a lente com grau não permite lente mais oval. A lente precisa ser mais reta.
    Alguma sugestão ??

    José Carlos
    [email protected]

    Resposta
    • 10 de setembro de 2018 em 09:03
      Permalink

      Bom dia José,

      A maioria dos óculos para ciclismo são mais ovais e curvados. Nesse link tem alguns modelos. Caso não seja o ideal para você, compre um óculos de sol que encaixe corretamente a lente de grau, e use !! O que não dá, é ficar sem !
      Abraço !!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *