Afinal, qual é a melhor opção para o seu pedal, a bermuda ou o bretelle?

Ciclistas iniciantes e até os mais experientes ficam na dúvida sobre qual escolher e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Nesta matéria vamos abordar um pouco sobre esta comparação, lhe fornecendo informações para auxiliar na sua escolha.

Bermuda ou Bretelle, qual é o melhor?
Bermuda ou Bretelle, qual é o melhor?

É importante lembrar que existem bermudas e bretelles masculinos e femininos. Geralmente a modelagem da peça é específica para determinado público, porém, as informações contidas nesta matéria se aplicam à ambos.

Conforto

A bermuda ou bretelle é um equipamento imprescindível para qualquer praticante e não é à toa que se popularizou tanto. Torna o pedal mais confortável, apresentando forro e modelagem justa ao corpo, proporcionando maior liberdade de movimento. Além disso, você não precisa se preocupar em estragar aquela calça enroscando-a na corrente!

O forro tem função de proteger a região genital e oferecer maior conforto. Pode ser produzido em diversos materiais, como gel, espuma comum, ou espumas com densidades diferenciadas. Esta última, possui diferentes densidades de espuma ao longo do forro, favorecendo as superfícies de maior contato com o selim. Assim, estas superfícies terão uma espuma mais grossa e por consequência apresentarão maior conforto. O forro ainda pode apresentar tecnologia de transpiração adequada, além de características como tratamento anti-bactericida. 

Variedade de forros: masculino, feminino, com gel ou espumas de diferentes densidades.
Variedade de forros: masculino, feminino, com gel ou espumas de diferentes densidades.

O fato da modelagem ser justa ao corpo permite maior liberdade de movimento ao ciclista. Esta característica também evita o atrito que pode ocorrer entre a sua pele e uma bermuda comum por exemplo. Este atrito pode levar ao aparecimento de assaduras que vão prejudicar muito o seu pedal. 

A modelagem justa ainda tem função de diminuir a resistência do ar e melhora o seu desempenho, proporcionando uma sensação de leveza se comparado à pratica com roupas folgadas. 

O material utilizado na confecção de bermudas e bretelles tem como objetivo oferecer transpiração adequada, garantindo a dissipação e evaporação de suor. Muitos modelos podem apresentar proteção contra raios ultra-violetas.

Estas são as principais características e similaridades entre a bermuda e o bretelle. Mas e aí, qual é o melhor?

Bermuda

Como mencionado acima, a bermuda de ciclismo apresenta diversas características que visam a proteção e o conforto do ciclista. A bermuda oferece praticidade tanto para colocá-la quanto para tirá-la, principalmente na hora de ir ao banheiro. 

De forma geral, as bermudas são comercializadas em modelos mais simples, que acabam sendo mais acessíveis do que os bretelles.

Bermuda oferece praticidade, porém, pode causar desconforto na faixa da cintura.
Bermuda oferece praticidade, porém, pode causar desconforto na faixa da cintura.

A desvantagem da bermuda é que em alguns modelos, a faixa de fixação da cintura pode causar desconforto, algo que não ocorre no bretelle. Ainda assim, para o ciclista que está acima do peso, a bermuda oferece menos incômodo. 

A principal desvantagem da bermuda é a sua firmeza. Apesar da modelagem ser justa ao corpo, a peça naturalmente se movimenta o que pode causar grande desconforto, inclusive com a movimentação do forro. Muitos ciclistas reclamam do famoso “cofrinho” que fica à mostra por conta desta movimentação.

 

Bretelle

Da mesma forma que a bermuda, o bretelle também oferece proteção e conforto ao ciclista. A principal vantagem do seu uso é a firmeza, já que as alças auxiliam a peça e o forro a permanecer no lugar correto, sem que haja deslocamento, causando incômodo.

Por ser um equipamento destinado aos atletas de nível, o bretelle costuma possuir forros de maior qualidade se comparados aos das bermudas, que podem oferecer uma grande gama de formas, densidades e qualidade.

Bretelles possuem alças que ajudam a peça e o forro a permanecer no lugar correto.
Bretelles possuem alças que ajudam a peça e o forro a permanecer no lugar correto.

Há uma crença no meio do ciclismo de que os bretelles possuem preços muito mais expressivos do que as bermudas. Isto já foi uma realidade, no entanto, com os atuais processos de fabricação e variedade de materiais, as diferenças de custo não são expressivas. Assim, você pode encontrar bretelles com preços bem próximos aos das bermudas.

A praticidade na hora de tirar a peça é um pouco mais complicada, se comparada à bermuda, principalmente para as mulheres, na hora de ir ao banheiro por exemplo, já que você teria de tirar as alças. Ainda assim, esta “dificuldade” não é realmente expressiva.

Alças oferecem sustentação na parte da frente e de trás do bretelle.
Alças oferecem sustentação na parte da frente e de trás do bretelle.

Já que não possui uma faixa na cintura como na bermuda, costuma ser mais confortável, não lhe “apertando”, o que pode ser considerado um limitador para ciclistas acima do peso.

Qual é melhor?

Tanto a bermuda como o bretelle oferecem vantagens e desvantagens, principalmente em relação ao custo e conforto. De forma geral, o aspecto financeiro acaba impactando bastante na decisão de escolha. Ainda assim, há um consenso geral entre os ciclistas de que o bretelle oferece muito mais conforto, firmeza e portanto a diferença em valor é justificável.

Com um papel importante, evitando a movimentação da peça criando atrito na pele, as alças são um grande diferencial do bretelle.
Com um papel importante, evitando a movimentação da peça que cria atrito com a pele, as alças são um grande diferencial do bretelle.

Se você está iniciando no pedal, ainda em fase de experimentação e o seu orçamento está apertado, uma bermuda vai lhe atender.

Ainda assim, vale a pena investir um pouco mais e pedalar bem equipado, com uma peça de qualidade. Seu desempenho certamente será superior e o seu pedal vai mudar para melhor!

Encontre uma grande variedade em vestuário para ciclismo!

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário. Se preferir, entre em contato:

[email protected]

Whatsapp: (47) 99790-1819

Facebook

Instagram

Bermuda ou Bretelle? Qual é a melhor opção?

4 ideias sobre “Bermuda ou Bretelle? Qual é a melhor opção?

  • 8 de agosto de 2018 em 02:33
    Permalink

    OLÁ, optei pelo bretele, mas estou com dúvidas sobre a praticidade… num uso geral, o incômodo está na hora de ir ao banheiro… veja… uso bermuda, então começa: Tirar bermuda. tirar capacete, pois devo tirar a camiseta, depois tirar o bretele… e se tiver usando cueca, mais essa… não dá para usar em situações onde o “strip tease” é constrangedor… ou deva ser rápido… Por outro lado a bermuda simples, sendo fácil de tirar, incomoda justamente no comentário de uso… o fora de FORMA, onde o ajuste de cintura fica ruim, se enrolando ou saindo do lugar (não tem lugar …)… então, as vezes prefiro pedalar sem bretele… tou pesquisando, acho que procurarei uma bermuda mais curta de cintura, e usar como uma BOX de compressão… e bermuda… valeus.

    Resposta
    • 8 de agosto de 2018 em 09:06
      Permalink

      Fala Claudio… exato ir ao banheiro para fazer o número 2 é complicado. rsrsrs
      E esqueça a cueca… o uso da bermuda e do bretelle deve ser sem cueca mesmo!
      Boas pedaladas 🙂

      Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 15:47
      Permalink

      exato! 🙂
      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *