Assim como o seu corpo, sua bicicleta necessita de cuidados especiais para garantir o funcionamento de todos os componentes e prolongar a vida útil dos mesmos. Neste post vamos passar algumas dicas básicas de cuidado e manutenção da sua bike.
Vale lembrar, que estes procedimentos ajudam no cuidado do seu equipamento, mas não substituem as manutenções realizadas por técnicos especializados.
Para começar falaremos da transmissão.
Manutenção e cuidado básico da Transmissão
A transmissão é uma parte importantíssima da sua bike pois garante que você se movimente de forma efetiva. Uma transmissão desgastada e desregulada influenciará diretamente no seu desempenho, com trocas de marchas que não encaixam perfeitamente, podendo inclusive lhe causar acidentes.
O desgaste dos componentes é um aspecto natural do equipamento, mas que pode ser atrasado com alguns cuidados básicos, como lubrificação e utilização de marchas
Lubrificação da transmissão
A correta lubrificação dos componentes da transmissão tem influencia direta no seu funcionamento e vida útil, pois minimiza o atrito entre as partes. Os links da corrente precisam estar lubrificados, mas a quantidade de lubrificante também deve ser observada. O indicado é aplicar uma gota por link na parte interna da corrente (parte de baixo) e a periodicidade destas aplicações vai depender principalmente do lubrificante que você utilizar e das condições do seu pedal (tempo seco, molhado, lama, poeira…).
Como mencionado, uma gota por link fará o serviço, então descarte aquela ideia de que a corrente deve estar envolta em uma graxa escura para estar protegida (isto na realidade é prejudicial, pois acumula sujeira e contamina a corrente).
A aplicação do lubrificante na parte interna da corrente garante que os links recebam uma parcela do material e da mesma forma espalhe para os outros componentes como cassete e coroas. Assim, também recomenda-se que as marchas sejam passadas após a aplicação, para garantir a distribuição sem que haja contaminação de agente externos.
Dica: opte por lubrificantes biodegradáveis. Eles não agridem o meio ambiente e são mais facilmente retirados dos componentes da sua bike, até mesmo na lavação.
Utilização da Transmissão
Outro fator que influencia na vida útil da transmissão é a utilização das marchas. Não há uma regra específica como “você deverá utilizar a menor coroa do pedivela com as cinco primeiras engrenagens do cassete”, mas o que você pode utilizar como base é evitar o atravessamento da corrente. Isto porque quando a corrente fica muito atravessada, força os links fazendo com que o atrito entre estes seja maior. Da mesma forma, os componentes como o câmbio traseiro, podem sofrer quando há alguma trepidação, que por estar muito esticado pode acabar pulando uma marcha ou até enroscando na sua roda.
Os cuidados com a transmissão devem ser observados até mesmo quando você não está pedalando. Por isso, procure guardar a sua bike com a posição das marchas sendo a menor coroa do pedivela e a menor engrenagem do cassete. Isto evita que as molas do câmbio fiquem esticadas e percam sua tensão.
Cuidados com os Freios
Atualmente, a grande maioria das Mountain Bikes possuem freios à disco, sendo hidráulicos ou mecânicos (acionamento por cabo). Alguns cuidados básicos podem garantir o funcionamento correto dos componentes.
Ao aplicar lubrificantes em spray na corrente por exemplo, não espirre a substância em direção aos discos. Isto faz com que eles sejam contaminados, perdendo sua ação de frenagem. Assim, os discos, pastilhas e até o óleo podem ser contaminados prejudicando seu funcionamento.
Não utilize suas pastilhas de freio por um tempo maior do que deveria, atente-se ao desgaste das peças para não danificar o restante do seu conjunto de freios.
Ao retirar a sua roda, no caso do freio à disco hidráulico, não pressione os manetes de freio. Isso fará com que as pastilhas se juntem sem retornar e você não conseguirá encaixar a roda novamente sem a ajuda de um técnico. Para evitar esta situação, as bikes comercializadas com este tipo de freio acompanham uma peça de plástico que é encaixada no meio das pastilhas, evitando o problema.
Suspensão
A manutenção da sua suspensão deve ser realizada por um técnico capacitado. No entanto, você pode observar alguns aspectos para maximizar a vida útil do equipamento.
Mantê-la limpa é muito importante. Você deve limpar as hastes e o local onde elas se movimentam, impedindo o acúmulo de sujeira. Assim, a sujeira que se encontra nas hastes não penetra na parte interna do componente, contaminando-o e danificando sua estrutura.
Limpeza do equipamento
Pedalar é muito divertido e para que isso ocorra frequentemente, o cuidado que você tem com sua bike é primordial. Remover a sujeira não apenas deixa a sua bike mais limpa, mas também prolonga a vida útil da mesma.
Ao lavar a sua bike, procure não utilizar lavadoras de alta pressão (lava-jatos), pois a pressão pode fazer com que a água penetre em locais que não deveria. Por mais que muitos componentes sejam selados, é preciso tomar este cuidado. O ideal então é lavar a sua bike com água corrente, da mangueira mesmo. Para ajudar a tirar a sujeira, você pode utilizar sabão neutro, ou produtos próprios para a limpeza de sua bike, a fim de não danificar nenhuma parte.
Remover a sujeira das partes como suspensão e até transmissão impede que as mesmas acumulem e penetrem nos componentes causando danos. Se necessário, utilize uma escova para remover o excesso de lubrificante da sua corrente e transmissão, esponja nos outros componentes mais sensíveis e dê à sua bike o cuidado que ela merece.
Após a lavação e retirada dos restos do lubrificante da última aplicação, lubrifique sua transmissão novamente repetindo as dicas que demos mais acima.
Para manutenção específica, procure um técnico qualificado para realizar o serviço, para garantir o correto funcionamento do seu equipamento.
Estes são cuidados simples e básicos que você pode ter e que certamente farão a sua bike rodar por muito mais tempo!
Acesse nossa loja virtual e confira diversos produtos para auxiliar na manutenção da sua bike!
Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.
Se preferir, entre em contato conosco:
Whatsapp: (47) 99790-1819
Pingback:5 cuidados para ter antes de pedalar | Doutor Bicicleta Blog
Pingback:Como trocar uma corrente de bicicleta | Doutor Bicicleta Blog