Você está preparado para usar pedal clip?

Este é um equipamento que pode causar curiosidade e muitas dúvidas em alguns ciclistas, principalmente nos que estão iniciando.

Será que estou pronto para utilizar o pedal clip? Quais são as vantagens de seu uso? E as desvantagens? Vale realmente a pena? Qual é o investimento necessário?

Hoje vamos desenrolar este assunto para te ajudar a entender melhor o que é o pedal clipless, ou, o pedal clip.

O pedal

Você conhece a principal função do pedal? Parece uma pergunta muito simples não é mesmo? E de fato, é.

No entanto, revisar este conceito nos ajuda a entender o porque de usar este equipamento.

O pedal é o componente responsável por fazer a ponte entre a transmissão de força efetuada pelo ciclista para a bicicleta. Acompanhe comigo: ao empurrar o pedal para baixo, o pedivela junto com sua(s) coroa(s) será girado. A corrente transfere a tração da coroa/pedivela para o cassete, que fará a roda se movimentar.

Trasmissão da bicicleta: pedal, pedivela, corrente, cassete e câmbio
Trasmissão da bicicleta: pedal, pedivela, corrente, cassete e câmbio

Um conceito simples mas muito eficiente. Por falar em eficiência, é aí que o pedal entra. Imagine o seguinte: você está com a sola do seu calçado cheia de barro e tenta subir um morro forte pedalando a sua bike, quando seu pé escorrega para fora do pedal, causando uma quebra no ritmo. Não há dúvidas que este deslize resultará num movimento de pedalada ineficiente.

Agora imagine o outro cenário: você está pedalando morro acima com os pés firmes no pedal, aplicando força sem nenhum deslize. Esta é a situação ideal; o movimento da sua pedalada será mais constante e por consequência eficiente.

Sapatilha para Mountain Bike
Sapatilha para Mountain Bike

Além de uma questão de desempenho, o movimento da pedalada representa também influência na saúde do ciclista. Em seguida veremos o porque, conhecendo o pedal clip.

Pedal Clip

O pedal clipless ou pedal clip é um equipamento que proporciona desempenho. Com um encaixe no centro, evita que o pé do ciclista se desprenda, melhorando a eficiência da pedalada. 

Pedal clip para Mountain Bike: maior rendimento, controle e eficiência
Pedal clip para Mountain Bike: maior rendimento, controle e eficiência

Para que a fixação no pedal ocorra, faz-se necessário o uso da sapatilha – calçado específico para ciclismo. Nesta, é acoplado o “taco” ou “taquinho”, peça que fará a sapatilha prender-se ao encaixe do pedal.

Taquinho junto a parafusos e adaptadores
Taquinho junto a parafusos e adaptadores

E agora você deve estar se pensando: andar com os pés presos por um dispositivo de metal? Isso deve ser desconfortável ou perigoso.

Vamos falar sobre isso, apresentando as vantagens e desvantagens do uso do pedal clip.

Vantagens

Como já mencionado anteriormente, o movimento efetuado ao pedalar pode ser aperfeiçoado, aumentando a eficiência da pedalada, proporcionando maior desempenho. Vamos entender as vantagens de ter o pé preso ao pedal:

  • O movimento da pedalada torna-se constante, sem deslizes ou apoio precário do pé no pedal;
  • O fato de estar com os pés presos, auxilia tanto na força aplicada quando o pedal é empurrado para baixo ou quando é puxado para cima. Isto faz com que a divisão de força seja mais equilibrada, ou seja, a força aplicada se tornará mais constante e rítmica;
  • O movimento da pedalada se torna linear (desde que os componentes estejam corretamente ajustados), o que auxilia na saúde do ciclista. Desta forma, o seu pé não estará torto no pedal, evitando causar problemas musculares;
  • Com o pé fixo no pedal, fica mais fácil passar por uma sessão técnica cheia de raízes por exemplo, onde você poderá inclusive pedalar sem perder o apoio;
  • Você tem mais controle principalmente da parte traseira da bicicleta, além da sensação de estar efetivamente conectado à sua bike.
Taco acoplado na sapatilha
Taco acoplado na sapatilha

Em resumo, estar conectado à sua bike lhe dá mais controle e maior eficiência ao pedalar, sem deslizes ou pé mal apoiado.

Mas, nem tudo são flores. Embora poucas, vamos falar também das desvantagens.

Desvantagens

Estar preso ao pedal pode lhe trazer algumas desvantagens, como você já deve imaginar. Vamos defini-las:

  • Quando você é iniciante no uso do pedal clip, acidentes podem acontecer. O fato de não ter uma grande liberdade de movimento nos pés pode lhe causar perda de equilíbrio;
  • Até você se acostumar com o movimento de desencaixe, é possível que leve alguns tombos. Mas não se preocupe! Todos nós já passamos por isso;
  • O pedal clip acaba sendo uma opção mais cara do que um pedal convencional, especialmente porque você necessita de um calçado especial (sapatilha) para utilizar o sistema de fixação.

Estou pronto para usar?

Esta realmente é uma questão pessoal. No entanto, vou tentar te ajudar.

Se você costuma utilizar sua bicicleta para passeios ou mobilidade urbana e procura conforto, não há necessidade da utilização de pedal clip. Assim você terá mais versatilidade, com uma movimentação maior em cima do pedal. Se você quer firmeza, procure encontrar um pedal que tenha garras aderentes. Novamente reforço, esta é uma questão pessoal, pois você pode querer experimentar ou aprimorar seu pedal com o equipamento.

Alternativamente, até se acostumar, você pode utilizar uma plataforma plástica para o pedal. Assim, você possui um lado com o clip disponível para encaixe da sapatilha e o outro com uma plataforma caso queira usar outro calçado e ainda ter mais apoio.

Plataforma adaptável para pedal clip
Plataforma adaptável para pedal clip

Se você possui um estilo de pilotagem mais agressivo, em trilhas ou estradas e procura desempenho o pedal clip certamente lhe trará melhores resultados, considerando as vantagens que descrevemos nesta matéria.

Conclusão

Pode-se perceber que o pedal clip traz muitos benefícios no que diz respeito ao desempenho do ciclista. Não é a toa que os competidores de ponta o utilizam. 

Além de distribuir a força no movimento de pedalada, proporcionar maior controle e eficiência, o pedal clip pode auxiliar na saúde muscular do ciclista, regulando corretamente o movimento realizado.

Quanto à adaptação, não se preocupe. Tome o seu tempo para se acostumar e conheça o funcionamento do sistema, não haverão problemas!

Você encontra uma variedade de pedais e sapatilhas na Doutor Bicicleta!

Se você tem qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou entre em contato conosco em nossas redes sociais ou números de atendimento abaixo:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected]

Estou pronto para usar pedal clip?

3 ideias sobre “Estou pronto para usar pedal clip?

  • Pingback:Upgrades interessantes para sua Mountain Bike | Doutor Bicicleta Blog

  • 22 de agosto de 2019 em 22:35
    Permalink

    Esta matéria foi a melhor que vi até agora, eu estava com dúvida sobre a utilização do clip, tenho 54 anos mas pedalo junto com uma galera mais nova e o pessoal usa e me aconselhou a usar, no último pedal, dois dos companheiros sofreram quedas, e são bem experientes.

    Já decidi vou procurar os clips e passar a usar

    Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 15:38
      Permalink

      Fala Adilson.
      è isso ai! Obrigado pelo comentário.
      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *