Você sabe como trocar uma corrente de bicicleta ? Assim como todo componente, a sua corrente pode precisar ser substituída. Saber como realizar a troca corretamente é essencial. Confira a matéria que fizemos com dicas para que você possa fazer este processo.
Como trocar uma corrente de bicicleta
É extremamente importante saber como realizar alguns procedimentos na sua bike. Isto pode ser útil não somente numa manutenção preventiva, mas numa situação emergencial. Além da facilidade e praticidade de realizar a troca em casa, saber como fazer o processo correto pode lhe economizar tempo e dinheiro.
Não substituir uma corrente gasta traz prejuízos podendo afetar as outras partes da transmissão como cassete e coroas. Assim, ao invés de investir apenas numa corrente nova, você precisaria substituir todo o sistema.
A “saúde” da corrente pode ser verificada com um medidor específico, que baseado no laceio indica se está na hora de substituí-la. No caso do componente estourar, não instale o mesmo, mas um novo, a fim de evitar danos maiores.
Embora não haja muito segredo, algumas dicas podem facilitar o seu trabalho tornando-o mais eficiente. Descrevemos abaixo alguns passos para que você possa pôr a mão na massa sem medo.
Passos para substituição da corrente de bicicleta
O primeiro passo é deixar a corrente com folga, para facilitar o manuseio independente da remoção ou não da roda traseira. Posicione a corrente na menor engrenagem traseira e dianteira para diminuir a tensão aplicada.
Se a corrente possui um missing link, basta localizar o elo em questão e abri-lo. Com uma alicate fina ou uma ferramenta específica, force as extremidades em direção ao centro do elo. Este movimento deve desencaixar a lateral do elo e a corrente poderá ser removida.
Já se a corrente não possui missing link, basta selecionar um elo e com uma chave de corrente extrair o pino que faz a fixação.
Ao adquirir uma nova corrente lembre-se de considerar o número de velocidades da sua transmissão. Isto é muito importante para garantir a compatibilidade com o restante dos componentes.
Instalação
Na hora de instalar o novo componente, não esqueça do comprimento, o qual pode ser baseado na peça anterior. Outra maneira de acertar no comprimento é instalar a corrente na transmissão e observar a folga na marcha em que o câmbio fica mais esticado (maior engrenagem traseira e dianteira). Após, basta retirar alguns links e observar como fica a corrente. Ela deve permanecer firme de modo a não se chocar com as partes do quadro. Ao mesmo tempo, não deve estar esticada demais, sem possibilitar a movimentação do câmbio traseiro, podendo este quebrar se forçado demais.
No caso das bikes full suspension é indicado verificar a tensão da corrente quando a suspensão traseira está na posição de fim de curso. Para isso, você pode tirar o ar de dentro e fazer o teste. Vale lembrar ainda que a corrente tensionada em excesso pode facilmente estourar e até prejudicar os outros componentes.
Depois de realizar estes procedimentos, a corrente deve estar corretamente instalada e pronta para ser utilizada.
A manutenção preventiva é extremamente importante, pois o técnico analisa o desgaste de todos os componentes. Problemas de engajamento da transmissão não são resolvidos apenas com a troca da corrente, que pode ser danificada caso haja negligência.
Conclusão
Realizar procedimentos corretamente é essencial para o funcionamento da sua bike. A corrente tem um papel muito importante na transmissão. Não realizar a troca quando necessário pode além de causar danos ao equipamento, causar acidentes. As dicas que elencamos no texto auxiliam na correta instalação e pode lhe salvar tempo e dinheiro. Assim, sobra mais tempo para aproveitar o seu pedal!
Gostou das dicas? Acha que faltou alguma informação ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!