Recentemente, o mercado do ciclismo tem sido tomado por uma nova febre: as bicicletas com aro 29 polegadas. Inúmeros praticantes aderiram à novidade, desde o iniciante até o mais experiente, no entanto, muitos ciclistas ainda estão incertos sobre a diferença que o equipamento proporciona se comparado às bicicletas de aro 26, suas vantagens e até desvantagens. Neste artigo, vamos ajudar você a conhecer melhor o assunto.

Bicicletas de entrada na faixa de R$1.800,00 já saem de fábrica com rodas aro 29

Para começar, é preciso lembrar que a maioria das bicicletas mais simples ou mais antigas estão equipadas com aros de 26 polegadas, portanto, a primeira diferença e a mais óbvia é o tamanho. Mas quais são as implicações desta mudança? Veja abaixo algumas delas:

  • Em comparação com a roda 26″, a roda 29″ tem melhor desempenho ao passar raízes e rochas em razão de sua circunferência avantajada, proporcionando menor ângulo de ataque aos obstáculos. Este comportamento é simples, basta imaginar um degrau de escada. Quanto maior for a circunferência da aro, mais facilmente a roda passará pelo degrau;
  • Outra diferença é que a superfície de contato do pneu com o chão é maior no aro 29″, cerca de 9 cm de comprimento, enquanto que o aro 26″ tem uma superfície de contato de cerca de 6 cm. Isso faz com que cada pedalada renda uma distância maior percorrida;
  • O maior volume de ar suportado por uma câmara 29″ proporciona maior conforto ao pedalar.

Além disso, a roda aro 29″ da a sensação de ter cerca de 1″ a mais de curso em decorrência do maior diâmetro e maior volume de ar. Assim, este tamanho é mais utilizado nas bicicletas de quadro rígido (sem suspensão traseira) e com suspensão dianteira de menor curso.

Detalhe da compatibilidade do quadro com as rodas

Até aí percebemos apenas vantagens em utilizar a bicicleta aro 29″. Então você deve estar se perguntando: existem desvantagens para este equipamento? Podemos listar algumas desvantagens que variam de ciclista para ciclista. Veja abaixo:

  • Por consequência da circunferência maior, o aro 29″ tende a ser mais pesado se comparado ao 26″. Logicamente isso não é regra, visto que existem variados materiais mais leves ou mais pesados utilizados na fabricação destes produtos, portanto variando o peso;
  • A agilidade é menor em terrenos mais fechados se comparado à roda aro 26″;
  • Pode haver dificuldade de adaptação ao tamanho e geometria, principalmente para ciclistas mais baixos, no entanto, este é um problema que está desaparecendo em razão da adaptação dos fabricantes, oferecendo quadros com geometria adequada se comparado a quadros mais antigos;
  • É necessário compatibilidade de seus componentes como quadro e garfo para o uso da roda aro 29″.
Suspensão indica compatibilidade
Suspensão indica compatibilidade

Depois destas informações, você pode estar se perguntando: como eu sei qual tamanho de roda devo usar? A resposta é que não há uma fórmula geral. Cada ciclista precisa analisar uma série de fatores a fim de encontrar qual opção atende melhor às suas necessidades. Vamos nomear alguns detalhes que você precisa ter em mente:

  • Altura: a roda aro 29″ se adapta mais facilmente aos ciclistas mais altos. Ciclistas com 1,80 m para cima, não encontrarão grandes problemas na escolha da bicicleta. Já para os ciclistas com 1,50 m à 1,70 m o ideal é verificar se há possibilidade de uma combinação com o tamanho de quadro que melhor se ajusta;
  • Tipo de suspensão: os diferentes modelos de suspensão no que diz respeito ao curso (tamanho do amortecimento) também implicam em mudanças se o ciclista já está adaptado a uma suspensão com curso de 130mm por exemplo, já que as suspensões para bicicletas de aro 29″ tendem a ter um curso menor;
  • Tipo de terreno o qual você anda: como já foi mencionado anteriormente, a circunferência da roda aro 29″ faz com que a agilidade em trilhas mais fechadas seja menor se comparada à roda aro 26″. As bicicletas de roda aro 29″ são ideais para trilhas mais abertas, cicloturismo e passeio de estrada, pois proporcionam um rendimento maior à pedalada, além do conforto.

Em conclusão, não se pode especificar qual tamanho de roda é melhor, visto que o rendimento e adaptação de cada ciclista é pessoal. Portanto, o ideal é estudar as possibilidades, levar em consideração as vantagens e desvantagens e recomendações de cada tipo. Desta forma, você consegue encontrar a bicicleta ideal para o seu uso.

 

Se você tem qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou entre em contato conosco em nossas redes sociais ou números de atendimento abaixo:

Facebook

Instagram

Website

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: comercial@doutorbicicleta.com.br

 

Bicicleta Aro 29 x Bicicleta Aro 26 – qual é a diferença?

47 ideias sobre “Bicicleta Aro 29 x Bicicleta Aro 26 – qual é a diferença?

  • 7 de setembro de 2017 em 22:25
    Permalink

    Eu tenho 1.64 e gosto muito da bike 26, aqui em Minas as trilhas são muito fechadas, sofria demais com os buracos, mais coloquei uma suspensão top da rst , resolveu o problema.

    Resposta
    • 11 de setembro de 2017 em 09:33
      Permalink

      Eu tenho 1,76 de Altura e estou pensando em comprar uma bicicleta para ambas as funcões: andar em terrenos estreitos e em pistas de asfalto. Qual seria o melhor Aro?

      Resposta
      • 11 de setembro de 2017 em 11:54
        Permalink

        Olá Ricardo, tudo bem? O aro 29 se comporta muito bem em qualquer terreno. Pelo fato da pedalada render mais, ajudaria tanto no asfalto quanto na trilha.

        Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 06:11
    Permalink

    Pecas pra aro 29 como pneu camara de ar entre outros sao mais caro.. Isso eh puro marketing..

    Resposta
    • 2 de outubro de 2017 em 08:23
      Permalink

      Não necessariamente, mas pela bicicleta com aro 29″ ter se tornado a tendência do mercado, a maioria das peças fabricadas hoje são para este segmento, deixando o aro 26 “em segundo plano” e por consequência barateando as peças para este.

      Resposta
      • 22 de fevereiro de 2018 em 08:07
        Permalink

        Pode ate baratear, mas peças determinantes como conjuntos de marchas são os mesmos. Então…

        Resposta
    • 3 de janeiro de 2018 em 17:02
      Permalink

      concordo contigo, amigo.
      Tenho duas MTB aro 26, ambas com configuração Shimano Alívio.
      Comecei a pedalar com uma turma, onde todos pedalavam com aro 29, naturalmente ficava pra trás pois havia dez anos que não pedalava e todos me criticavam por que pedalava com aro 26 e eu sempre respondia: vou primeiro me condicionar fisicamente, se não acompanhá-los troco minhas magrelas, um ano depois continuo com minhas 26 e não tem pra ninguém deixo todos pra trás.
      Pedalo mais ou menos 300 km/semana com velocidade média de 30km/h, o que me faz sobressair sobre os demais que pedalam 100 km/semana.
      OBS. tenho 48 anos.

      Resposta
  • 3 de novembro de 2017 em 17:06
    Permalink

    Oba, valeu pelo conteudo hein 🙂
    Ancioso por mais… Abraço.

    Resposta
  • 6 de novembro de 2017 em 09:22
    Permalink

    Com relação a pessoas com excesso de peso. É verdade que o aro 26 por ser menor, tem maior resistência do que o 29?

    Resposta
    • 10 de novembro de 2017 em 08:30
      Permalink

      Ivan, sinceramente desconheço de uma informação técnica e verdadeira sobre o assunto. Vou procurar me informar, caso eu consiga uma resposta confiável lhe repasso!

      Resposta
  • 26 de novembro de 2017 em 02:46
    Permalink

    Comprei uma Caloi extreme aro 29 e gostaria de fazer algumas mudanças colocar um amortecedor de 2 andares e colocar uma espiga da Mônaco pro guidão não ficar muito pra frente , seria possível fazer essas mudanças nesse tipo de bike?

    Resposta
    • 27 de novembro de 2017 em 13:43
      Permalink

      Olá Lucas! É preciso verificar a compatibilidade da suspensão com o quadro/caixa de direção. O ideal é você ir à um técnico qualificado e verificar esta questão pessoalmente. Abraço!

      Resposta
  • 8 de janeiro de 2018 em 22:41
    Permalink

    Minha altura é 1.65 e tenho uma bike aro 26, mas não sei o tamanho do quadro, no entanto a considero perfeita pra mim, mesmo assim quero adquirir uma bike aro 29 e só tenho visto de quadro 17 em diante, que, segundo as tabelas, o quadro ideal para mim deve ser 15 ou 16. Como resolvo a questão?

    Resposta
    • 9 de janeiro de 2018 em 08:51
      Permalink

      Olá Antonio! Enviamos a resposta ao seu comentário para o seu e-mail! Abraços (:

      Resposta
      • 13 de abril de 2018 em 20:45
        Permalink

        Tenho a mesma dúvida que o Antônio é a mesma 1,65, qual foi a resposta dada a ele?!

        Resposta
        • 16 de abril de 2018 em 08:32
          Permalink

          O quadro ideal para você é o tamanho 15″ ou S. Diversos modelos nacionais ou importados são oferecidos nestes tamanhos. Acesse o nosso site e você vai conferir uma grande variedade de modelos em todos os tamanhos! http://www.doutorbicicleta.com.br

          Resposta
      • 26 de abril de 2018 em 13:56
        Permalink

        TAmbem gostaria de obter a resposta. Tenho 1,67 e gostaria de começar a pedalar.. vinque o quadro ideal é o 15/16, gostaria de saber qual aro seria melhor e qual configuração colocar na bike?

        Resposta
        • 30 de abril de 2018 em 10:10
          Permalink

          Micaela, quanto ao tamanho do aro, o mais indicado é o 29″, visto que grande parte do mercado hoje se concentra neste tamanho, além das vantagens que o mesmo traz, conforme o texto. Quanto à configuração, varia muito de acordo com o que você procura, quanto quer investir e onde costuma pedalar. Se você realiza passeios, seu intuito é apenas recreacional, uma transmissão de entrada de 21 velocidades vai lhe atender, já se você realiza pedais mais longos, em ambientes diferentes, o ideal seria optar por uma transmissão de 27 velocidades.

          Resposta
  • 11 de janeiro de 2018 em 15:49
    Permalink

    Tenho duas bike uma aro 26 Merida de carbono e uma Cannondale trail 01.
    Meus amigos querem que eu compre uma speed, estou com muita dúvida qto ao tamanho do quadro e a própria postura que terei em cima da bike, tenho 1,83 e peso 92 kg, e um detalhe tenho 67 anos.
    Seria uma boa ter uma speed, já que a minha cannondale esta com pneu fino e liso e para terra uso a Merida com pneus com cravo.
    Grato

    Resposta
    • 12 de janeiro de 2018 em 09:15
      Permalink

      Olá Alberto! O quadro ideal para você ficaria entre o 56 e 57cm. Não precisa se preocupar muito, pois você ainda pode ajustar alguns componentes para a bike ficar perfeita para você, como altura e posição do selim, comprimento do avanço e tamanho do guidão. Ainda assim, a melhor opção para encontrar a bike sob medida para você é consultar um profissional e realizar um bike fit. Abraços!

      Resposta
  • 13 de janeiro de 2018 em 09:32
    Permalink

    Bom dia. Tenho 1.79 e 90kg, Ando na bike do meu irmão, uma Fuji aro 26, top de linha que me atende perfeitamente, ando com 4 amigos em 29 e não vejo diferença de desempenho pela diferença do aro. Meu irmão vai precisar da bike dele e vou precisar comprar uma outra. Estou pensando em partir para uma 29, visto que sou pesado e pelos comentários a 29 é mais confortável. Minha dúvida é com relação ao tamanho da bike(quadro), um amigo meu que entende bastante me falou que a M me atende bem, outro me sugeriu pegar a L. Meu perfil de uso é 80% estrada de terra(não é trilha) e 20% asfalto. Podem me ajudar?

    Resposta
    • 15 de janeiro de 2018 em 08:42
      Permalink

      Olá Tassio! Tomando como base a sua altura o tamanho de quadro ideal é o 19″ ou L. Quanto à escolha da bike 29″ pode ir sem medo, o conforto e o rendimento no pedal vão ser superiores à 26″!

      Resposta
  • 29 de janeiro de 2018 em 10:25
    Permalink

    Posso colocar aro 29 numa base
    com aro 26 abraço.

    Resposta
    • 30 de janeiro de 2018 em 08:30
      Permalink

      Olá José! A que você se refere por “base”?

      Resposta
  • 18 de fevereiro de 2018 em 14:01
    Permalink

    Tenho uma caloi T type aro 26 e gostaria de saber se é possível mais tarde eu colocar um aro 29 nela?

    Resposta
    • 19 de fevereiro de 2018 em 08:15
      Permalink

      Olá Eduardo! Não será possível, pois o quadro é compatível apenas com rodas 26″, a roda 29″, por possuir maior circunferência não vai entrar.

      Resposta
  • 26 de fevereiro de 2018 em 11:06
    Permalink

    Olá bom dia, como diferenciar se a bike é aro 26 ou 29?

    Resposta
    • 26 de fevereiro de 2018 em 17:30
      Permalink

      Reginaldo, quando você conhece os dois, consegue distinguir visualmente, pois a roda 29″ é visivelmente maior do que a 26. Mas você encontra estas informações no pneu, em alguns modelos também encontra no quadro e/ou suspensão.

      Resposta
  • 4 de abril de 2018 em 13:02
    Permalink

    olha tenho 13anos e 1.68 eu quero uma Bicicleta so pra eu pedalar aq no meu bairro, tipo se eu for no supermecado ou na casa de um colega eu vou com ela qual aro seria melhor?

    Resposta
    • 4 de abril de 2018 em 13:54
      Permalink

      Samuel, vai muito da sua preferência. Como deixamos claro na matéria, o aro 29″ é mais confortável para pedalar em estradas de terra e asfalto, já o 26″tem vantagem numa trilha fechada, onde a agilidade é necessária. Acredito que a 29″ vai te atender muito bem.

      Resposta
  • 13 de abril de 2018 em 16:33
    Permalink

    Boa tarde eu preciso de uma bicicleta para perder peso qual seria melhor para queimar calorias a 26 ou a 29

    Resposta
    • 16 de abril de 2018 em 08:33
      Permalink

      Marcos não existe uma bike com características ideais para este objetivo, no entanto, conforme descrito no texto, existem vantagens do aro 29″ para o aro 26″, tornando o seu pedal mais confortável.

      Resposta
  • 16 de abril de 2018 em 18:13
    Permalink

    Tenho 1.74 e 79kg, estou querendo comprar uma bike, pq preciso exercitar meus joelhos, porém não quero uma bike que curve toda minha coluna, para não comprometer. Vi a aro 26 e a 29, tive a impressão que as aro 29 fica mais curvada. É impressão minha ou ela ajusta. Achei que as aro 26 ficavam numa altura melhor . Enfim peço uma orientação a vcs.

    Resposta
    • 17 de abril de 2018 em 08:29
      Permalink

      Olá Erica! O tamanho do aro não vai impactar negativamente no seu pedal, o mais importante é atentar-se ao tamanho do quadro, que no seu caso deve ser um 17″ou M. O aro 29″ acaba sendo mais confortável para pedalar por estradas de terra e asfalto, pois a pedalada rende mais, conforme explicado no texto. O tamanho de quadro incorreto pode sim lhe causar bastante desconforto, pois toda a geometria do quadro muda de acordo com o tamanho, então a distância entre o selim e o guidão vai ser maior, a altura, etc.

      Resposta
  • 24 de abril de 2018 em 11:49
    Permalink

    Gostaria de saber qual bicicleta comprar, tenho 1,71 cm e gostaria de adquirir para andar no asfalto. Que seja abaixo de 1.500,00.

    Resposta
    • 25 de abril de 2018 em 11:14
      Permalink

      Olá Lucinéia! O tamanho de quadro ideal para você é o 17″. Quanto ao modelo da bike, existem diversas opções, dá uma olhadinha no nosso site http://www.doutorbicicleta.com.br

      Resposta
  • 8 de maio de 2018 em 17:50
    Permalink

    Quero compra duas bicicletas pra mim e para minha esposa. Eu tenho 1,90 cm e minha minha esposa 1,68 gostaria de adquirir para andar no asfalto. Qual aro e quadro ideal pra nós.
    Obrigado!

    Resposta
    • 11 de maio de 2018 em 08:33
      Permalink

      Olá Josias! Só para entender bem, você procura uma Mountain Bike ou uma Speed?
      No caso de Mountain Bike, o tamanho ideal para você é o quadro 20.5″ ou 21″ e para a sua esposa ficaria entre o 15″ e 17″, eu indicaria um 17″.
      No caso de uma Speed eu recomendaria para você o quadro 57cm ou 59cm e para a sua esposa 52cm ou 53cm.
      Espero ter ajudado, abraços!

      Resposta
  • 31 de maio de 2018 em 20:14
    Permalink

    Olá. Me chamo Lydia, tenho 1.67 e 56 kg. Quero comprar uma bime aue me leve pela cidade para meus conpromissoa e que eu possa dar aquelw passeio no fds. Tive uma bike 26 mas muito pesada, agora quero uma de alumínio. Gostaria de saber o tsmanho do quadro para mim e do aro, pois confesso que tenho medo de não conseguir ter o controle da bike principalmente na cidade.

    Resposta
    • 1 de junho de 2018 em 11:30
      Permalink

      Olá Lydia! O tamanho de quadro ideal para você é o 15″ ou S. Quanto ao tamanho do aro, recomendamos o 29″ principalmente por que torna o pedal mais confortável na estrada,seja asfalto ou terra. Acredito que você não terá problemas com o controle da bike. Dá uma olhadinha no nosso site nos modelos, eu lhe recomendo a Groove Indie 2018″!

      Resposta
  • 8 de junho de 2018 em 14:04
    Permalink

    Olá, boa tarde.
    Eu tenho 1,75m e 127Kg, e pretendo adquirir uma bike que seria utilizada para fazer o trajeto casa/trabalho/casa, dando um total de 12Km em asfalto, dentro da cidade. Quais seriam as melhores especificações para eu adquirir uma bike para meu uso? Ex: Aro 29, quadro 18, etc…
    Lembrando que seria uso diário e ocasionalmente aos finais de semana.
    Desde já grato.

    Resposta
    • 11 de junho de 2018 em 11:57
      Permalink

      Olá Hilberto! O tamanho de quadro ideal para você é o 17″ ou M. Quanto à escolha do aro, recomendo o 29 que apresenta diversas vantagens conforme explicado no texto. Os modelos variam bastante, depende do tipo de equipamento que você quer, o tipo de pedal que vai fazer e quanto pretende investir. Recomendo analisa os modelos disponíveis no nosso site: http://www.doutorbicicleta.com.br

      Resposta
  • 8 de junho de 2018 em 17:56
    Permalink

    Olá, me chamo Graciete , gostaria de saber qual seria a bicicleta ideal para mim, minha altura é 1,55 e peso 60 kg, gostaria de uma bicicleta para alfalto e estrada. Que aro seria melhor por conta de minha altura 26 ou 29 e o quadro?

    Resposta
    • 11 de junho de 2018 em 11:50
      Permalink

      Olá Graciete! Acredito que você não terá problemas com a bike aro 29″, contanto que opte por um tamanho de quadro 15″. Recomendamos o aro 29″pelas vantagens apresentadas no texto.

      Resposta
  • 9 de junho de 2018 em 09:41
    Permalink

    Olá tenho 1,60 e quero uma bicicleta para ir trabalhar, lazer e final de semana usar para me exercitar. Não tenho muita prática. Moro em cidade praiana e tenho problema na cervical então não poderia ser muito curvada já que pretendo andar dentro da cidade. Gostaria de saber qual a bicicleta, tamanho do quadro ideal é se seria a de aro 26 ou 29. Obrigada!

    Resposta
    • 11 de junho de 2018 em 11:51
      Permalink

      Patricia, o tamanho de quadro ideal para você é o 15″. Acredito que o aro 29″ será o mais indicado, já que deixa o pedal mais confortável pelas razões destacadas no texto.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *