Um tópico muito importante para qualquer ciclista: como regular corretamente a altura do selim?
Este é um detalhe simples, mas que pode ter repercussões consideráveis. A altura do selim não influencia somente no seu desempenho mas também na sua saúde. O uso constante da forma incorreta pode causar lesões, principalmente no joelho e quadril.
Existem alguns métodos que te auxiliam a encontrar a altura do selim ideal para você. Vamos abordar estes métodos de forma explicativa abaixo. É importante salientar que estes métodos podem apresentar variação, uma vez que não levam em consideração alguns aspectos técnicos. A melhor forma de ajustar toda a sua bike conforme suas necessidades é realizar um Bike fit.
Confira abaixo os bretelles de ciclismo para seu pedal!
Altura do selim com base no comprimento da perna
Este método pode ser realizado de duas formas: em cima da bicicleta ou fora da bicicleta. Vamos analisar as duas maneiras a seguir.
Em cima da bicicleta
Este é o método mais comumente utilizado no mercado, prático e produz um resultado coerente. Para efetuar as medições é importante que a sua bike esteja nivelada e num lugar plano. O ideal é possuir um rolo estacionário onde a bike fique nivelada (a roda dianteira também deve estar elevada).
Se você não tem um rolo, pare num lugar plano, próximo à uma parede onde você tenha um apoio e consiga deixar a bike reta. É importante que você esteja com o calçado que você usa para pedalar, seja um tênis ou uma sapatilha.
Com o pedivela virado para baixo (posição 6 horas) posicione o seu calcanhar no pedal, de forma que sua perna fique esticada. Faça um teste, pedale para trás com os dois calcanhares no pedal. Se a sua perna está um pouco flexionada, aumente mais um pouco até encontrar o ponto ideal. No entanto, cuide para não erguer demais; quando você pedalar o seu quadril não deve se mover para as extremidades.
Outro fator importante a ajustar neste caso é a posição do selim (mais para frente ou mais para trás). Para tal, você deve considerar seu estilo de pilotagem: se for mais agressivo e você pedala com o corpo projetado para frente, é possível que você tenha que mover o selim mais para frente. Se você pedala de uma forma mais relaxada, no ritmo de passeio, pode precisar movê-lo para trás. Certifique-se de que o seu selim está nivelado, para isso, use um nivelador.
Se você alterou a posição do selim e agora a altura lhe parece desconfortável, realize novos ajustes.
Pronto! Seguindo estes passos você deve encontrar a altura do selim ideal. Quando você posicionar a parte do pé que usa para pedalar, sua perna ficará levemente flexionada, com uma pequena angulação que geralmente varia entre 25 e 30 graus.
Fora da bicicleta
Este método utiliza basicamente a medida do seu cavalo, que é estabelecida através da distância entre o meio das pernas até o chão. Para conseguir esta medida, o ideal é novamente utilizar um nivelador, para garantir que você está pegando a medida central, nem mais para baixo, nem mais para cima. Em pé, posicione o nivelador de forma que fique reto em baixo das suas pernas, como o selim ficaria.
Peça ajuda para alguém ou marque um ponto em alguma superfície. Meça a distância entre o nivelador e o chão e em seguida subtraia 10cm. Ex: se a medida ficou em 760mm, diminuindo 10cm (ou 100mm) o resultado será 660mm.
Esta medida deve ser comparada com a altura do selim. Para isso, meça do parafuso/eixo do movimento central ao topo do selim. O resultado deve ser compatível com o encontrado na medida do cavalo.
Implicações
Pedalar na posição correta certamente influencia o seu desempenho. Pode não parecer, mas este pequeno detalhe faz muita diferença.
Se o seu selim estiver muito alto, você não alcançará facilmente o pedal e no movimento de pedalada o seu quadril pode se mover para as extremidades, causando um grande desconforto, podendo inclusive causar lesões.
Já se o seu selim está muito baixo, você não conseguirá transferir corretamente a força ao pedalar, colocando muita pressão sob os joelhos, podendo causar lesões.
A correta altura do selim fará com que sua resistência seja maior pois você não sentirá desconforto algum. Com o movimento natural da pedalada você fará um pedal eficiente, confortável e seguro.
Métodos: auxílio
Utilize estes métodos de forma a te auxiliar a encontrar a altura do selim ideal, e não como regra. A dica é manter registro das características que a sua bike apresenta, antes mesmo de você fazer os ajustes. Meça a distância entre o eixo do movimento central e o topo do selim. Em seguida da extremidade dianteira do selim ao avanço. Assim, caso você faça uma alteração que ficou desconfortável, você pode facilmente retornar à posição inicial.
O importante é o conforto. Estes ajustes podem te ajudar a se posicionar de forma mais saudável, mas não fique muito preso às medidas, pois o que pode parecer certo no papel pode lhe prejudicar na realidade.
Novamente, a melhor forma de verificar todas as medidas ideias para o seu corpo é realizar um bike fit.
Veja o vídeo abaixo demonstrando a maneira correta de ajustar o seu selim:
Conclusão
Existem procedimentos para lhe auxiliar a encontrar a altura do selim ideal para você. Estes, fornecem parâmetros para que você ajuste corretamente seu equipamento. Efetuar estas correções é muito importante não somente para o seu desempenho mas também para a sua saúde. Um equipamento mal posicionado pode lhe causar lesões.
Conforto é primordial para o seu pedal, então preste atenção nos pequenos detalhes e principalmente nos pequenos sinais de que algo está errado. Dores nos pulsos, joelhos, quadril, não é um bom sinal. Caso estes procedimentos não resolvam os seus problemas, procure um especialista. Um Bike Fit fará com que todos os elementos da sua bike fiquem de acordo com as suas medidas, como um alfaiate faz ao confeccionar uma roupa.
Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!
Se preferir, entre em contato conosco:
Doutor Bicicleta – Visite nossa loja
Telefone: (47) 3635-3903
Whattsapp: (47) 99790-1819
Email: [email protected]
Excelente orientação, além da objetividade. Parabéns!
Puxa que bacana dica muito util mesmo acabei fazendo desta maneira ficou na posição exata valeu muito obrigado
Obrigado pelas dicas! Classificação l Claras e objetivas!
Foi perfeito o esclarecimento.
Gostaria de uma mesma abordagem sobre mesa e guidom.
Muito bom!!
Gostei muito e usarei os ensinamentos aqui na loja.
Valeu Fabiano
Abraços – Doutor Bicicleta
Muito boas dicas
Toooop…..auxiliou-me com mais informações….. OBrigado
Obrigado por seu comentário. Boas pedaladas – Doutor Bicicleta
Boa tarde Doutor bicicleta, esta forma serve para SPEED também? Valeu
geraldo… sim 🙂
Abraços – Doutor Bicicleta 🙂