Quando falamos de Mountain bike, o que você sabe sobre bicicletas de competição?

Basicamente, as bicicletas podem ser divididas em três categorias: de entrada, intermediárias e de competição. Já elaboramos matérias falando sobre as bicicletas de entrada e outra sobre bicicleta intermediária. Agora, vamos conversar sobre as bicicletas utilizadas para competição.

Nesta matéria vamos destacar as principais características das bicicletas utilizadas para competição, começando pelo material.

Material

Uma das principais características das bicicletas de competição é o material utilizado na sua fabricação. E aí estamos falando de quadros, suspensões, guidões, avanços, pedivela, canote de selim, aros e até acessórios. Estes, devem oferecer principalmente leveza e resistência e são comumente fabricados com carbono e variações de carbono. 

O peso de uma bicicleta influencia muito no desempenho do ciclista, por isso, tanto os próprios atletas quanto os desenvolvedores dos produtos procuram criar componentes com o menor peso possível. Erra quem pensa que 1 kilograma não faz diferença numa bike. 

Você pode encontrar uma infinidade de bicicletas fabricadas com alumínio e variações também. Isto não significa que a qualidade é inferior, mas o principal ponto no qual o alumínio se diferencia do carbono em questão de desempenho é o peso. 

Além do peso, outro fator que se diferencia entre estes dois materiais é o que comentaremos na próxima sessão: o preço.

Bicicleta Groove Rhythm 70 2018: quadro em firba de carbono, transmissão 1x11 Shimano SLX/XT, suspensão Rock Shox SID com trava no guidão, eixos boost, freio à disco hidráulico, pneus e aros tubeless ready e muito mais!
Bicicleta Groove Rhythm 70 2018: quadro em firba de carbono, transmissão 1×11 Shimano SLX/XT, suspensão Rock Shox SID com trava no guidão, eixos boost, freio à disco hidráulico, pneus e aros tubeless ready e muito mais!

Preço

Obviamente, o preço de um componente pode variar de acordo com o material utilizado na sua fabricação. Sendo alumínio e carbono as matérias primas mais comuns utilizadas na fabricação de componentes, já é possível destacar que o carbono apresenta preço mais elevado. 

O preço final de um produto também é amplamente influenciado pelo processo de fabricação. Por isso você encontra equipamentos com o mesmo material porém com preços diferentes.

Mas não se assuste, você consegue encontrar bicicletas para competição com preços muito bons e ainda melhor, equipamentos de alta qualidade. Existe uma infinidade de fabricantes, modelos e combinações, portanto você consegue encontrar um que atenda às suas expectativas.

Além da tecnologia utilizada na fabricação, podemos também destacar a tecnologia oferecida pelo equipamento. 

Quanto maior a tecnologia investida na fabricação do modelo em geral (quadro e componentes),maior o preço.
Quanto maior a tecnologia investida na fabricação do modelo (quadro e componentes),maior o preço.

Tecnologia

Outro fator que se destaca e se relaciona com os outros pontos citados acima é a tecnologia. Quando falamos de bicicletas que são utilizadas por atletas profissionais em competições mundiais, de cara imaginamos que estes atletas possuem o melhor no que diz respeito à tecnologia. E não estamos errados. Além de expor as novidades das fabricantes mundiais, estes profissionais precisam do melhor, afinal, este é o seu emprego. E aí estamos falando de quadros super leves, sistemas de freio de alta precisão, transmissões amplas, rápidas e precisas, sistemas de amortecimento pneumático e por aí vai. 

Logicamente, para todos os fatores mencionados no texto, existem variações, ou, podemos chamar de níveis. E claro, estes fatores se relacionam entre si. Quanto maior a tecnologia apresentada pelo equipamento, maior o preço.

Veja o vídeo do canal da UCI (Union Cycliste Internationale) sobre uma das etapas da Copa Mundial de Mountain Bike Cross Country:

Modelos

Para que você conheça alguns dos modelos de competição, confira nos links da nossa loja virtual abaixo, diversos modelos com o preço, fotos, vídeo, especificações técnicas e comentários sobre cada um deles. 

Bicicletas para competição Groove Bikes

Bicicletas para competição Audax Bikes

Se você tem qualquer dúvida ou precisa de uma informação específica sobre os modelos acima, por favor, fale conosco!

Conclusão

As bicicletas para competição combinam uma série de fatores que resultam em desempenho superior. Cada pequena peça da bicicleta é fabricada e regulada para oferecer performance. 

Os modelos disponíveis no mercado possuem uma variedade de preços e características e nesta série você confere algumas opções.

Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Se preferir contate-nos pelas nossas redes sociais ou endereços e telefones de atendimento:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected] 

Mountain Bike: competição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *