A luva de ciclismo é um equipamento muito importante para o seu pedal.

Numa situação de queda, um dos nossos primeiros reflexos é projetar as nossas mãos à frente para nossa proteção. Por este simples motivo, o uso da luva de ciclismo é essencial. A questão conforto logicamente é outro aspecto abrangido pelo uso do equipamento.

Com a grande variedade de modelos disponíveis no mercado, ás vezes o consumidor fica na dúvida entre qual escolher.

Nesta matéria, vamos analisar as principais características encontradas nas luvas de ciclismo, além de algumas dicas para que você possa escolher o modelo que melhor lhe atende.

Características da luva de ciclismo

Embora exista uma infinidade de modelos diferentes, as luvas possuem algumas características em comum. Basicamente, podemos dividir o tipo das luvas em abertas ou fechadas (com dedo longo ou curto). 

A luva de ciclismo fechada ou dedo longo, como o nome sugere, contempla a mão inteira. Geralmente é mais utilizada em dias mais frios, o que não é regra, visto que o material do equipamento pode proporcionar uma ventilação considerável. Este modelo também oferece uma proteção maior pois toda a mão fica envolta em seu material protetor.

Luva de ciclismo fechada ou dedo longo.
Luva de ciclismo fechada ou dedo longo.

Já a luva de ciclismo aberta ou dedo curto contempla apenas parte da mão, deixando metade dos dedos sem proteção. Geralmente são utilizadas em dias mais quentes, já que tendem a proporcionar maior ventilação. Este no entanto, não oferece tanta proteção quanto o modelo fechado, uma vez que parte dos dedos ficam expostos.

Luva de ciclismo aberto ou dedo curto.
Luva de ciclismo aberto ou dedo curto.

 Agora já dividimos as luvas em dois tipos: aberto e fechado. Vamos falar das características que são encontradas em muitas delas.

Conforto

Primordial para o seu pedal, não é esquecido quando falamos de luva de ciclismo. A maioria dos ciclistas já pedalou inúmeras vezes sem luva até formarem calos doloridos na mão. É, todos já passamos por isso, até a “descoberta” da luva. O conforto é automático, uma vez que você as veste e apoia suas mãos na manopla. Testes são realizados a fim de oferecer máximo conforto, instalando “bolsas” de gel ou espuma para que as partes da sua mão que sofrem maior impacto fiquem protegidas.  

Muitos fabricantes inserem bolsas de gel na palma da mão, oferecendo mais conforto.
Muitos fabricantes inserem bolsas de gel na palma da mão, oferecendo mais conforto.

Materiais diferentes são utilizados na fabricação de uma luva, conforme sua necessidade. A palma da mão por exemplo, possui um tecido mais grosso, que proporcionará proteção adequada. A parte de cima da luva/mão geralmente apresenta tecido mais leve, perfurado, que permite a ventilação necessária para as suas mãos.

Proteção

Além da proteção contra desconforto mencionado acima,  alguns modelos, geralmente fechados, também podem oferecer partes com reforços nos dedos e em cima da mão. Estes auxiliam principalmente nos impactos causados por quedas e colisões.

Luva com proteções rígidas nos dedos.
Luva com proteções rígidas nos dedos.

Fixação

A grande maioria das luvas de ciclismo possuem sistema de fixação por velcro na região do punho, com algumas variações. Este sistema garante a firmeza do equipamento.

 

Fixação da maioria das luvas de ciclismo é por velcro.
Fixação da maioria das luvas de ciclismo é por velcro.

Outras características

Alguns fabricantes investem em soluções bem bacanas para auxiliar o ciclista no uso da luva diariamente. Uma solução interessante para facilitar a retirada das luvas abertas (sem dedos), é a instalação de laços nos dedos para puxar a luva sem que ela fique toda embolada.

Exemplo de laço utilizado para tirar a luva mais facilmente.
Exemplo de laço utilizado para tirar a luva mais facilmente.

Outro exemplo disso é a instalação de “pads” nas pontas dos dedos para facilitar a utilização do celular sem a necessidade de tirar a luva.

Algumas luvas ainda podem apresentar um tecido aveludado no dedão, que serve para limpar o suor dos olhos com um tecido que não vai causar desconforto.

Note o tecido aveludado no polegar, servindo para enxugar o suor nos olhos, sem machucá-los.
Note o tecido aveludado no polegar, servindo para enxugar o suor nos olhos, sem machucá-los.

Aumentando a vida útil da sua luva

Não é novidade que este equipamento também necessite uma certa manutenção. Isso garante as propriedades do produto, prolongando a vida útil do mesmo. São procedimentos simples, como colocá-las em um local arejado após o uso, em baixo do sol. Vez ou outra, é importante lavá-la, por motivos óbvios. 

Recomenda-se deixar as luvas em um local arejado após o uso.
Recomenda-se deixar as luvas em um local arejado após o uso.

Preste atenção nas costuras, vire a luva ao avesso e faça um check-up em todas as partes, pois com o desgaste do uso, as costuras podem abrir. Aí é simples, detectado um pequeno buraco, não deixe ficar maior, repare-o!

Verifique se as costuras internas da sua luva estão em bom estado.
Verifique se as costuras internas da sua luva estão em bom estado.

Escolhendo a luva para o seu pedal

Você deve ter algumas definições em mente ao escolher a luva ideal para o seu pedal. Por exemplo, você transpira bastante? De repente, é mais viável adquirir uma luva aberta. Vamos verificar algumas dicas: 

  • Opte por uma luva que ofereça proteção suficiente para a suas mãos. Vale lembrar do conforto,  almofadas de espuma e gel auxiliam muito, principalmente num longo pedal;
  • Atente-se ao tamanho que você está comprando. A luva não deve ficar apertada, nem muito solta;
  • Se você transpira bastante, vale a pena escolher um modelo mais ventilado, aberto ou fechado.

Pronto! Seguindo estas dicas você terá um bom equipamento para o seu pedal!

Conclusão

A luva de ciclismo não proporciona somente conforto ao seu pedal, mas proteção às suas mãos. Numa situação de queda, um dos nossos primeiros reflexos é projetar as mãos a frente para nos proteger. Por isso, é importante que elas também estejam bem protegidas. Os diversos modelos encontrados no mercado oferecem uma variedade de características, muitas em comum. Você pode encontrar luvas abertas (sem dedos) e fechadas, nas quais aspectos como tecnologia de materiais são bem similares. Vale a pena atentar-se ao escolher o modelo que melhor que aplica ao seu pedal!

Confira a variedade de luvas disponíveis na Doutor Bicicleta!

Veja outras matérias sobre como escolher o capacete, óculos e vestuário para o seu pedal!

Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Se preferir, entre em contato conosco:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta- Youtube

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: contato@doutorbicicleta.com.br

Como escolher uma luva de ciclismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *