Você sabe como escolher um bom óculos de ciclismo?

Conforto e segurança são dois aspectos importantíssimos para o seu pedal. O óculos de ciclismo não é somente um acessório onde a característica que mais se destaca é o design. Ele protege um bem muito precioso: sua visão.

O óculos de ciclismo deve cobrir toda a área do seu olho, inclusive sobrancelhas, protegendo a sua visão.
O óculos de ciclismo deve cobrir toda a área do seu olho, inclusive sobrancelhas, protegendo a sua visão.

Os motivos para usar óculos durante o pedal são óbvios: evitar que poeira, insetos, galhos de árvore e outros resíduos que possam ser projetados na sua direção, causem qualquer tipo de lesão ao seus olhos. Isso sem falar do vento, pingos de chuva, luz solar e reflexos de luz que possam causar uma “cegueira” momentânea podendo causar distração e por consequência, acidentes.

Nesta publicação, vamos analisar as características dos óculos de ciclismo e a importância de usá-los, auxiliando você ciclista na escolha do equipamento ideal para você.

Características dos óculos de ciclismo

Assim como os óculos de sol casuais, os óculos de ciclismo são encontrados numa infinidade de modelos diferentes, cada qual com suas especificações. Diferentes modelos se aplicam a diferentes situações. Mesmo assim, existem algumas similaridades. 

Design

O design da maioria dos óculos de ciclismo é criado para “encaixar” no rosto do ciclista. A armação é desenvolvida de modo que o equipamento fique justo no rosto. A lente cobre uma parcela considerável dos olhos, oferecendo um amplo campo de visão, impedindo a passagem de sujeira e outros resíduos que possam entrar em contato com os seus olhos.

Óculos de ciclismo: lente de ampla proteção e campo de visão, além de design agressivo melhorando aerodinâmica.
Óculos de ciclismo: lente de ampla proteção e campo de visão, além de design agressivo melhorando aerodinâmica.

 O formato mais agressivo também auxilia na aerodinâmica.

Ventilação

Ainda no que diz respeito ao design, os óculos de ciclismo também precisam apresentar sistemas de ventilação. Os motivos são óbvios; proporcionar maior conforto ao ciclista e evitar que a lente embace facilmente. Assim, você pode encontrar tanto lentes quanto armações com entradas e direcionadores de ar. 

Note as entradas e direcionadores de ar na armação e lente do óculos.
Note as entradas e direcionadores de ar na armação e lente do óculos.

Conforto

Muitos modelos de óculos de ciclismo possuem partes ajustáveis e emborrachadas para proporcionar maior conforto. Geralmente se encontram nas hastes e no apoio (parte que é colocada sob o nariz). Assim, é possível fazer com que o óculos encaixe no seu rosto de maneira mais segura. 

Parte emborrachada ajustável no apoio (encaixe do nariz) e parte emborrachada nas hastes, proporcionando maior aderência e conforto.
Parte emborrachada ajustável no apoio (encaixe do nariz) e parte emborrachada nas hastes, proporcionando maior aderência e conforto.

A proteção das lentes contra os raios do sol também é muito importante para evitar danos à sua visão.

Lentes

Da mesma forma que as armações possuem modelos diversificados, o mesmo se aplica às lentes. Elas podem ser fixas ou intercambiáveis (permitem troca), ter variações de cor, formato e apresentar propriedades antiembaçantes.

Cada cor de lente possui um ambiente ideal. Vamos analisar abaixo:

  • A lente preta ou cinza é indicada para dias ensolarados, pois controla a luminosidade, permitindo o ciclista enxergar melhor. Deve-se evitar o uso em lugares fechados como trilhas ou em horários mais escuros, uma vez que pode distorcer a nitidez da sua visão, podendo resultar em acidentes;
  • A lente transparente pode ser utilizada em dias com pouca luminosidade e tem ação protetora contra corpos que possam ser projetados contra os seus olhos. Não é indicado o uso em dias ensolarados ou com alta luminosidade, uma vez que a claridade pode ofuscar a sua visão;
  • A lente vermelha, alaranjada ou amarela é ideal para dias nublados ou com pouca luminosidade pois realça o contraste das formas, facilitando sua visualização. São utilizadas também em pedais noturnos pois controlam a ofuscação causada pela luz dos veículos. Deve-se evitar o uso em dias ensolarados ou em situações em que há necessidade da identificação de cores, como no trânsito, uma vez que a lente vermelha distorce as tonalidades;
Óculos com lente vermelha e amarela.
Óculos com lente vermelha e amarela.
  • A lente âmbar, que se caracteriza por uma cor amarela mais escura, quase que dourada, é ideal para pedalar em trilhas ou lugares com pouca ou nenhuma luz solar. Esta lente destaca o contraste e barra a luz azul. Seu uso não é recomendado em dias extremamente ensolarados;
  • A lente fotocromática é a lente que se ajusta às variações de luz, ficando mais escura quando há muita luminosidade e clara quando há pouca luminosidade. Esta no entanto, não realiza a alteração de tonalidade tão rapidamente, portanto não é indicada para uso em trilhas ou lugares com alteração rápida de luminosidade.
Óculos de ciclismo com lentes intercambiáveis.
Óculos de ciclismo com lentes intercambiáveis.

Agora que falamos sobre as principais características dos óculos de ciclismo, vamos analisar o que você deve procurar ao escolher um óculos para você.

Escolhendo um óculos de ciclismo

Você deve se atentar em alguns detalhes quando estiver escolhendo um óculos para você. Analise os aspectos apresentados acima, eles servirão como base para você entender qual modelo atende às suas necessidades. Geralmente, a primeira característica que chama nossa atenção é o design, mas você também deve considerar outros pontos. Aí vão algumas dicas:

  • Verifique modelos diferentes a fim de encontrar o design que se ajusta ao formato do seu rosto. Algumas armações permitem ajustes nas hastes e no apoio;
  • Não esqueça de levar em consideração o seu capacete, afinal, seu óculos e capacete devem estar harmonizados, se encaixarem. Você não quer desconforto no nariz, olhos e orelhas quando estiver num longo pedal;
  • Analise as condições climáticas do seu pedal para escolher a lente que melhor se aplica. Se possível, opte por um modelo com lentes intercambiáveis;
  • Lembre-se que o óculos também deve proteger o seus olhos contra os raios solares, muito prejudiciais à saúde dos mesmos, portanto, escolha um modelo com proteção UV;
  • Os seus olhos também precisam de ventilação, então, se possível opte por uma lente com entradas de ar;
  • Alguns modelos possuem partes emborrachadas que proporcionam maior aderência, auxiliando na firmeza do óculos quando há transpiração.

Pronto! Seguindo estas dicas você certamente poderá adquirir o produto que melhor se aplica ao seu caso.

Conclusão

O óculos de ciclismo não é somente um acessório que traz mais estilo ao seu pedal. É um equipamento de proteção importantíssimo para a saúde da sua visão. Ele protegerá os seus olhos não somente de objetos ou substâncias que possam ser projetadas à sua visão, mas também da luz solar. Deve-se levar em consideração aspectos como cor da lente, formato da armação e lente, proteção contra raios solares e principalmente conforto. Acredite, você não quer sentir desconforto no seu nariz, olhos e orelhas durante um longo pedal. Prove diversos modelos, atente-se aos detalhes e certamente você encontrará o modelo ideal.

Confira diversos modelos de óculos na Doutor Bicicleta!

Veja outras matérias sobre como escolher o capacete, luva e vestuário para o seu pedal!

Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Se preferir, entre em contato conosco:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta- Youtube

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected]

Como escolher um óculos de ciclismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *