O uso de equipamentos de proteção é de extrema importância em qualquer atividade e no ciclismo não é diferente. O capacete é um dos equipamentos de proteção mais comuns e tem papel muito importante na sua segurança.  Igualmente importante, é saber escolher e ajustá-lo, a fim de obter benefício total do mesmo. Muitos praticantes dispensam o uso do capacete por diversas questões, seja pela aparência, falta de costume ou desconforto. Estes, podem ser causados pelo ajuste irregular. Mas então, como encontrar o capacete correto e como ajustá-lo?

Vamos te ajudar com estas questões com algumas dicas práticas.

Escolhendo o modelo

Obviamente, o modelo de capacete ideal vai variar de acordo com a modalidade de ciclismo que você vai praticar. Nesta matéria em específico, vamos utilizar o capacete para Mountain Bike/Cross Country/passeio como exemplo, mas algumas destas dicas também poderão ser aplicadas a outros modelos.

Capacete para Mountain Bike
Capacete para Mountain Bike

Um bom capacete deve oferecer um equilíbrio entre proteção, cobertura, ventilação e conforto. A combinação destes fatores irá lhe proporcionar os benefícios necessários. 

Vamos analisar o que cada um destes fatores significa.

Proteção

Ao adquirir um equipamento de proteção, o principal benefício que você está procurando, obviamente, é a proteção. Isso depende de vários aspectos, que acaba por abranger a combinação dos fatores mencionados na seção acima (cobertura, ventilação e conforto). 

Deve-se levar em consideração o material e processo utilizado na fabricação do capacete. Há uma variedade de materiais, cada qual com sua característica específica, como peso, densidade e até resistência. 

A grande maioria dos capacetes é fabricado em EPS – poliestireno expandido, fibra de vidro ou plástico. Outros materiais ainda podem ser utilizados, mas esta é uma variável que depende do fabricante. O importante é que o capacete seja desenvolvido para absorver impactos.

Como as tecnologias, processos e materiais de fabricação que muito influenciam no desempenho, também influenciam no preço, o ideal é analisar o que você procura. Que tipo de modalidade você pretende praticar? O que você procura num capacete? Quanto deseja investir? 

Depois de definir estas questões, a dica que pode ser aplicada a todos os tipos de capacete é verificar se o mesmo possui certificados de qualidade. Este é um indicador de que você estará adquirindo um produto bom. Lembre-se, não escolha um produto apenas pelo preço, afinal, o capacete é um investimento!

Cobertura

Ainda no que diz respeito à proteção, o capacete ideal deve oferecer uma cobertura considerável. De nada adianta usar capacete se ele cobre somente uma pequena parte da sua cabeça. 

Os capacetes de Mountain Bike são “abertos” e não envolvem todo o crânio, pois parte-se do princípio que esta modalidade não oferece altíssimos riscos por não envolver alta velocidade, saltos e outras situações de perigo. 

Ainda assim, o ideal é que ele envolva a traseira, lateral e frente do crânio, como se fosse um boné ou gorro. Deve servir bem, sem apertar e a parte dianteira deve ficar a cerca de 2,5cm acima da sua sobrancelha. 

Ventilação

Um bom capacete deve oferecer ventilação adequada. Esta não é somente uma questão de conforto, mas de saúde, pois é preciso considerar a transpiração que o couro cabeludo necessita durante a realização de um exercício.

Por isso, procure um capacete com diversas entradas e saídas de ar, proporcionando assim a ventilação adequada.

Conforto

Como já mencionado anteriormente, os 4 fatores (proteção, cobertura, ventilação e conforto) se completam, já que a cobertura ideal aliada à ventilação adequada oferecem conforto, e por consequência, proteção.

Na questão do conforto, é preciso considerar tanto o encaixe do capacete na cabeça quanto suas fitas de fixação. O capacete deve permanecer firme na cabeça sem apertar em nenhum dos lados. O ideal é que mesmo sem as fitas, o capacete permaneça na sua cabeça, embora você deva utilizá-lo com todos os itens de segurança.

Se você não sente conforto ao vestir o seu capacete, verifique se o fabricante oferece a opção de personalizá-lo, trocando ou adicionando espumas que o tornarão mais suave.

O tamanho também é muito importante para a proteção e conforto. Para encontrar o seu tamanho ideal, meça a circunferência do seu crânio com uma fita métrica, 2,5cm acima de sua sobrancelha. Depois, veja se há compatibilidade com os tamanhos informados pelo fabricante.

Ajuste do capacete

Não somente é preciso usar o capacete, mas saber usá-lo corretamente, o que lhe proporcionará conforto e proteção adequada. 

A maioria dos capacetes oferecidos no mercado atualmente possuem um dispositivo de regulagem na parte de trás. Este, deve estar corretamente ajustado às suas necessidades e não deve estar apertado ou folgado. Deve manter o seu capacete na posição central e firme, o que auxiliará ao mantê-lo no lugar em trepidações, por exemplo.

As fitas de fixação também devem estar corretamente ajustadas ao tamanho que você precisa. Sua orelha deve ficar no meio do “triângulo” lateral e a ponta de encontro destas duas faixas devem estar logo abaixo da orelha, próximo à sua mandíbula.

A parte que oferece suporte à parte superior deve passar abaixo do seu queixo e não deve ficar firme e nem muito solta. O recomendado é ter uma folga de 2 à 3 dedos, o que será suficiente para manter o capacete na sua cabeça e não lhe causar desconforto.

 Após considerar todos estes fatores, você certamente terá um ótimo equipamento que lhe proporcionará uma proteção adequada.

Confira o vídeo abaixo resumindo estas dicas:

Conclusão

Você deve analisar que resultados e características busca no equipamento. Tenha em mente que o produto deve preferencialmente ter qualidade certificada por órgãos oficiais, oferecer cobertura e ventilação, portanto, proteção adequada ao seu crânio. Procure explorar o equipamento a fim de aprender como seus ajustes funcionam e saiba operá-los. Assim, você pode praticar seu esporte favorito com máximo conforto e segurança.

Veja outras matérias sobre como escolher o  óculosluva e vestuário para o seu pedal!

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo, ou entre em contato pelas nossas redes sociais e números de atendimento:

Facebook

Instagram 

Website

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected]

Como escolher um bom capacete de bike e como ajustá-lo?

3 ideias sobre “Como escolher um bom capacete de bike e como ajustá-lo?

  • 12 de abril de 2018 em 11:48
    Permalink

    Adorei as dicas! Acertar no capacete é fundamental, parabéns pelo blog.

    Resposta
  • 2 de junho de 2019 em 20:59
    Permalink

    Show

    Muito bom mesmo !

    Sabemos da importância, mas não temos o conhecimento técnico
    Parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *