A roupa para ciclismo não é somente um item visual, mas um item de proteção.

Enquanto que esta parece ser apenas uma mera coadjuvante no seu pedal, na qual o design é o aspecto mais notável, a roupa de ciclismo tem um papel muito importante no seu conforto e proteção. Isso porque ela previne vários problemas que você pode ter pedalando, desde queimaduras de sol até lesões.

Muita tecnologia é investida neste segmento, a fim de garantir o máximo desempenho dos ciclistas ao redor do globo. Quem ganha, obviamente, somos nós consumidores.

Vamos analisar de perto quais são os benefícios da utilização deste equipamento.

Conforto

Não é novidade que a roupa para ciclismo foi desenvolvida com o intuito de oferecer conforto ao cilista. Não se engane, o seu design justo pode parecer estranho ou desconfortável, mas não é. O fato do material ficar colado ao corpo dá muito mais liberdade de movimento em cima da bike, além dos benefícios aerodinâmicos.

Nino Schurter em uma competição. Note como a bermuda realmente fica justa no corpo.
Nino Schurter em uma competição. Note como a roupa fica justa no corpo.

A camisa de ciclismo geralmente possui bolsos na parte traseira, que servem para levar pequenos objetos, como documentos, chaves, alimentos, etc. Alguns modelos possuem zíper frontal total e outros apenas até metade do peito, que auxiliam tanto na ventilação quanto na colocação da peça. As camisas podem apresentar faixas de silicone nas barras da manga e nas extremidades, para auxiliar na fixação, evitando que fiquem se movimentando no corpo.

Camisa de ciclismo é fabricada combinando diferentes materiais, proporcionando ventilação adequada. Detalhe do bolso traseiro, ideal para levar pequenos objetos.
Camisa de ciclismo é fabricada combinando diferentes materiais, proporcionando ventilação adequada. Detalhe do bolso traseiro, ideal para levar pequenos objetos.

A bermuda para ciclismo possui forro acolchoado de diversos tipos, com espuma simples, de densidade variada ou gel, que oferecem proteção às partes íntimas do corpo, auxiliando no conforto ao pedalar. Há muita dúvida sobre utilizar ou não roupa íntima por baixo da roupa de ciclismo, e a resposta é não. Idealmente não utilize roupa íntima, uma vez que o atrito desta com sua pele causará muito desconforto. Não se preocupe, estas roupas foram desenvolvidas para isso!

A bermuda de ciclismo possui forro de proteção que acompanha o desenho do selim.
A bermuda de ciclismo possui forro de proteção que acompanha o desenho do selim.

O material utilizado na fabricação da roupa deve oferecer rápida evaporação de suor, ser leve e não causar atrito com a pele. Ao mesmo tempo, alguns modelos podem oferecer ação térmica, mantendo a temperatura corporal para um pedal no frio por exemplo. Muitos ainda oferecem ação anti-bacteriana, que inibe a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro, que representam riscos à saúde.

Modelos de forro/espuma utilizados na confecção das bermudas.
Modelos de forro/espuma utilizados na confecção das bermudas.

As meias que você utiliza para pedalar também possuem um papel importante. Isso porque assim como o resto do seu corpo, seu pé precisa de uma ventilação adequada. As meias para ciclismo são fabricadas em material leve, resistente e que proporciona transpiração ao seu pé. O material apresenta rápida evaporação do suor, deixando sua meia mais seca, aumentando o conforto.

Note a parte de cima da meia, fabricada com tecido diferenciado, proporcionando melhor transpiração.
Note a parte de cima da meia, fabricada com tecido diferenciado, proporcionando melhor transpiração.

Conheça mais Modelos clique Aqui ! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos modelos de roupa para ciclismo oferecem proteção contra queimaduras solares, sendo fabricadas utilizando materiais que apresentem proteção UV. Não podemos esquecer também da proteção contra cortes que podem ocorrer numa queda ou mesmo ao esbarrar com plantas e objetos cortantes.

Escolhendo corretamente a roupa para você

Você deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a roupa de ciclismo ideal para você. Como já mencionamos anteriormente, a roupa deve ficar justa, no entanto, suficientemente confortável. Nem muito apertada, nem muito solta.

Fique atento à modelagem da roupa, cuja possui modelos especificamente masculinos e femininos. A diferença não está só no corte, mas também no forro acolchoado.

Com tantas opções, é preciso saber escolher a sua roupa para ciclismo.
Com tantas opções, é preciso saber escolher a sua roupa para ciclismo.

Não escolha a roupa somente pelo design, mas pelo que ela tem a lhe oferecer. Você certamente vai lembrar da questão conforto depois de passar 5, 6 horas pedalando. Sim, o design também é importante, afinal, você ciclista que divide espaço com veículos e precisa ser notado. Então é legal escolher uma cor um pouco mais chamativa e apostar nos detalhes refletivos.

Conclusão

A roupa para ciclismo é mais do que um item do vestuário e deve ser escolhida com sabedoria. Está diretamente ligada ao conforto, que é primordial para o sucesso do seu pedal. Além de oferecer mais mobilidade em cima da bike, também proporciona proteção ao corpo e pele. É preciso saber escolher a sua roupa corretamente, afim de obter o máximo desempenho do produto e evitar males indesejáveis. O investimento vale a pena, afinal, conforto e segurança nunca são demais.

Você encontra itens completos do vestuário na Doutor Bicicleta!

Veja outras matérias sobre como escolher o capaceteóculos e luva para o seu pedal!

Manguito e pernito, uma opção prática e muito eficiente para o seu pedal

Se você gostou desta matéria, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Se preferir, entre em contato conosco:

Facebook

Instagram

Doutor Bicicleta- Youtube

Doutor Bicicleta – Visite nossa loja

Telefone: (47) 3635-3903

Whattsapp: (47) 99790-1819

Email: [email protected]

Como escolher uma roupa para ciclismo para você

8 ideias sobre “Como escolher uma roupa para ciclismo para você

  • 13 de dezembro de 2018 em 15:48
    Permalink

    Qual é a densidade ideal do forro da bermuda?

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2019 em 10:07
      Permalink

      Fala Danilo… depende a quantidade de tempo dos seus pedais e o tamanho do seu popozao? rsrsrs
      Abraços – Doutor Bicicleta

      Resposta
  • 6 de maio de 2019 em 14:48
    Permalink

    Estive visitando seu Blog, achei super interessante seu artigos.
    Parabéns, que você continue sempre assim!
    Visita também meu Site…
    Grato..

    Resposta
    • 7 de maio de 2019 em 13:45
      Permalink

      Obrigado por seu comentário. Boas pedaladas – Doutor Bicicleta

      Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 15:34
      Permalink

      Obrigado Juliano.
      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta
    • 4 de setembro de 2019 em 15:50
      Permalink

      vlww!,
      Abraços – Doutor Bicicleta 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *